LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
12ª SEMANA 2025 - Aplicação 14 a 19/04/2025

Série: SOB NOVA DIREÇÃO.
COMO MUDAR A NOSSA MENTE?
(4ª Parte)
Nas últimas três semanas, discutimos sobre como podemos mudar a nossa maneira de pensar e, com uma nova mentalidade, vermos a nossa vida ser transformada dia a dia.
O Apóstolo Paulo deixou bem claro em nosso versículo tema, que não podemos experimentar a vontade de Deus sem ter a mente renovada:
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)
Há boas razões para o apóstolo Paulo ter afirmado que precisamos renovar a mente, as principais são:
- Porque os nossos pensamentos controlam a nossa vida.
- Porque a mente é o campo de batalha para o pecado.
- Porque a mente é chave para a nossa paz e alegria interior.
Na semana passada comentamos que existem três pilares fundamentais para se transformar a maneira de pensar.
São três escolhas que nós mesmos temos que fazer diariamente se quisermos ter uma mente saudável, controlada pelos pensamentos de Deus e pelo Espírito Santo.
Estas escolhas são:
- Precisamos alimentar a mente com a verdade.
- Precisamos deixar a mente livre de pensamentos destrutivos.
- Precisamos focar a mente nas coisas de Deus. Já discutimos a primeira escolha.
Agora vamos considerar as duas últimas.
- Se queremos transformar a nossa mente, precisamos deixá-la livre de pensamentos destrutivos.
É incrível o poder dos pensamentos negativos e destrutivos, que muitas vezes moldam os nossos sentimentos e comportamento. Não podemos acreditar em todos os pensamentos negativos que vem à mente, porque eles podem muito bem nos prender e limitar.
Quantas vezes desejamos sinceramente mudar, fazer o que é certo, mas não conseguimos porque existem forças agindo contra nós.
Há três inimigos batalhando contra nós através de nossa maneira de pensar:
1. A nossa velha natureza. Leia Romanos 7.23. Perceba como Paulo usa uma linguagem de guerra. Ele diz que uma força guerreava contra ele, na mente, tentando prendê-lo através dos pensamentos. Há uma velha natureza tentando controlar a nossa mente e manter-nos presos ao passado e a hábitos pecaminosos.
PERGUNTA: Quais hábitos antigos você tem tido dificuldade de mudar?
2. Satanás. Leia 2 Coríntios 2.11. Satanás não tem poder para obrigar um crente a fazer o que ele deseja, mas ele pode, sim, sutilmente enviar pensamentos e assim controlar a nossa mente.
Podemos observar isso: estamos bem e de repente um pensamento vem à mente, querendo nos afastar da vontade de Deus.
De onde vem isso? De Satanás, é claro!
Não precisamos aceitar todo pensamento que vem à nossa mente. Pensar não significa que o que pensamos é a verdade. Não temos que permitir, aceitar ou acreditar em tudo que pensamos, pois pode ser um dardo lançado pelo diabo para nos perturbar e induzir ao erro. Se entendermos isso e aprendermos a livrar a nossa mente de tais pensamentos, já estaremos no caminho certo para obtermos uma mente renovada.
PERGUNTA: Você já teve a sensação de que o inimigo estava enviando setas e pensamentos contra a sua mente?
3. O sistema de valores do mundo. Leia 1 João 2.16. Observe que João fala de três áreas de forte atração e tentação: a cobiça da carne (paixões), a cobiça dos olhos (possessão) e a ostentação dos bens paixão (posição).
Você já percebeu como nada no mundo nos ajuda a sermos mais controlados, mais disciplinados, mais fiéis ou mais alegres? Toda propaganda é individualista e sempre nos convida a obedecermos e satisfazermos as nossas vontades
É raro algo ou alguém que encoraje o bom comportamento ou a autodisciplina. Nada à nossa volta nos estimula a vivermos uma vida mais saudável, mais alegre ou mais correta.
O mundo sempre agride os nossos valores e nos desafia a errarmos.
PERGUNTA: Seus valores são parecidos e contrários à cultura que nos cerca?
Na Próxima Semana uma nova Série: SOB NOVA DIREÇÃO – Vencendo a Batalha na Mente. (1ª Parte)
FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/como-mudar-a-nossa-mente-parte-2-2
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha