LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
20ª SEMANA 2024 - Aplicação de 03 à 08/06/2024

MATURIDADE
(2ª Parte)
A IMPORTÂNCIA DOS FUNDAMENTOS
Na semana passada fizemos uma representação de uma casinha de papel (Nossa vida) que estava sobre uma outra folha de papel (Cristo), esta casinha ao ser soprada (Vento, problemas e dificuldades) era lançada para longe da folha base e caia ao chão. Após ser bom fixada com fita adesiva ou cola (Fé), mesmo soprando a casinha permanecia firme e não voava mais (Fundamento).
Na primeira vez que a casinha foi assoprada ela voou porque estava completamente solta. Após ter sido colada na folha, que representa Cristo, a casa não voou mais. Basicamente o que mudou é que a casinha agora tem fundamentos, ou seja, está firmada e alicerçada.
Agora existe uma base que dá sustentação e a mantém presa ao solo.
Com respeito à nossa vida cristã, acontece exatamente da mesma forma. Sem fundamentos, ficamos soltos e qualquer vento nos desconecta de Cristo. Todo cristão precisa de fundamentos que darão sustentação a uma vida de fé robusta.
Fundamentos são bases, são verdades e convicções inabaláveis que devem estar sempre ali.
PERGUNTA: Sua vida cristã tem fundamentos? Quais são as verdades inabaláveis que sustentam sua fé?
A vida cristã deve ser edificada em cima dessas bases. A casa pode até sofrer melhorias e reformas ao longo da caminhada, mas os fundamentos permanecem profundos e consistentes. Independente das circunstâncias, das pressões e da cultura ao redor, as verdades fundamentais da nossa fé não mudam.
FUNDAMENTOS SÃO ASSUNTO ENCERRADO
Veja como o autor de Hebreus trata dessa questão sabiamente:
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.” Hebreus 5: 12-14
Como vimos no texto de Hebreus 5:12-14, os cristãos imaturos são confrontados:
“vocês já deveriam estar em outra fase, mas ainda são infantis em suas atitudes. Vamos seguir em frente, vamos amadurecer.”
Sejamos diretos!
Fundamentos são o ponto de partida para uma vida consistente e coerente em Cristo.
Fundamentos são assunto encerrado, não estão abertos a discussão. São um ponto de partida, uma unanimidade. Com isso resolvido, podemos seguir em frente, Rumo à Maturidade. À luz da palavra, todo cristão precisa ter esses alicerces claros e bem definidos.
Bases imutáveis da fé que vão nortear toda sua vida a partir deste ponto. O que Hebreus está dizendo é que um cristão imaturo precisa edificar seus fundamentos e, a partir daí, terá condições de crescer e amadurecer.
“Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento, de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno”. Hebreus 6: 1, 2
Simples e direto!
Existem bases da fé cristã que não são relativos e não estão abertos a discussão. São óbvios. São fundamentos. Com esses fundamentos devidamente colocados, um cristão tem condições de crescer e amadurecer. Sem esses fundamentos, bem… é só assoprar que a casinha certamente voará!
Na Próxima Semana: MATURIDADE ( 3ª Parte)
FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/arrependimento-e-fe/
ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha