LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

17ª SEMANA 2024 - Aplicação de 13 à 18/05/2024

PROTEJA A SUA FOME!

(2ª Parte)

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
Nossa alma tem fome. Ela está no meio, entre a carne e o espírito. A alma está sempre em busca de ser preenchida e ser satisfeita.

A grande questão é:

  • qual tem sido o alimento da sua alma?
  • Sua carne tem preenchido sua alma, satisfazendo desejos, buscando prazeres e realizações terrenas?
  • Ou sua alma tem se saciado da fonte espiritual, de onde vem a verdadeira saciedade?

Texto: Isaías 55:1-3:
Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição. Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Os apelos da carne são fortes e constantes.

Se não agirmos de maneira intencional para freá-los, continuaremos correspondendo às suas vontades. Note que não necessariamente estamos falando de pecado. Trabalhar, ganhar dinheiro, construir uma família, adquirir bens, fazer viagens, comer em um bom restaurante, são coisas legítimas.
Entretanto, se nossa vida gira em torno dessas coisas, acabaremos saciados por meio de projetos terrenos e ficaremos sem apetite espiritual.
E como acabamos de ler no trecho bíblico, muitos têm gasto seu dinheiro e trabalho árduo em prioridades que nunca conseguirão satisfazer verdadeiramente.

PERGUNTA: O que podemos fazer para não deixar as prioridades terrenas nos saciarem? Como podemos despertar fome espiritual?

O convite da graça, que lemos em Isaías 55:1-3, mostra o banquete disponível.

  • Em Cristo temos água viva
  • Em Cristo temos alimento espiritual
  • Em Cristo temos salvação,
  • Comunhão com Deus,
  • Saciedade e nova vida.

Está tudo disponível de graça para nós. Cristo pagou um alto preço por tudo isso, na cruz do calvário. E agora, tudo o que temos que fazer é crer e comer, gratuitamente.
Mas mesmo com todo este banquete disponível, muitos parecem ter comido antes de chegar na festa.

O texto que acabamos de ler é claro, para desfrutar é necessário estar faminto e sedento. É necessário reconhecer humildemente que não se tem dinheiro, reconhecer que somos necessitados.
Aqueles que tem tudo, tem também dificuldades em se achegar à mesa da graça, afinal pensam que seu dinheiro tem o poder de comprar qualquer coisa; são autossuficientes e se bastam.
A atitude da fé, ao contrário, envolve humildade, quebrantamento e uma dose de desespero espiritual. Se alguém reconhece que está necessitado, que as propostas da carne e os prazeres terrenos são incapazes de saciar, essa pessoa poderá acessar o banquete espiritual.

Quem dá ouvidos às palavras de Deus e come de sua mesa terá sua alma verdadeiramente viva.

As duas mesas estão postas diante de nós:

  • A mesa da carne
  • E o banquete de Cristo.

Em qual destas mesas mataremos nossa fome?

Na Próxima Semana: PROTEJA SUA FOME ( Última Parte)

FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/proteja-sua-fome/

ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha