LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

26ª SEMANA 2023 - Aplicação de 17 à 22/07/2023

QUEBRANTE-SE

(1ª Parte)

Você concorda que a fé é um dos principais ingredientes do avivamento? Quando ouvimos testemunhos a respeito do que Deus tem feito no nosso meio, nossa fé aumenta e somos encorajados a dar passos maiores na nossa caminhada com Deus. Que tal começarmos a reunião desta semana abrindo oportunidade para duas ou três pessoas do nosso GDC compartilharem experiências que têm vivido com Deus?

Quem poderia contar algo a respeito dos últimos cultos que tivemos, seja domingo ou quinta-feira?
Deus falou algo específico com você? Na última semana você viveu alguma experiência marcante com Deus? Compartilhe com o grupo. (Após compartilharem, orem agradecendo a Deus pelo Seu mover tão real e clamem juntos por mais manifestações sobrenaturais, a começar pela reunião de hoje)

TEXTO:

“Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês”, declara o Senhor.  Jeremias 29:12-14a

O PREGADOR DOS AVIVAMENTOS
Conversamos nas últimas semanas sobre o avivamento no País de Gales, liderado por Evan Roberts. Nas próximas semanas iremos seguir com mais uma inspiração de um homem que foi profundamente marcado pelo Espírito Santo e impactou a vida de milhares de pessoas que cruzaram o seu caminho.

O avivalista desta semana é Charles Finney, um jovem advogado que vivia em New York em meados do século dezenove.
Finney nasceu em uma família descrente e despertou seu interesse pela Bíblia já em idade adulta, em meio a citações da Palavra que encontrava em seus livros de jurisprudência. Ingressou então em uma busca pessoal e teve uma forte experiência de conversão enquanto buscava a Deus dentro de uma floresta.

Leia com o GDC alguns trechos do relato de Finney a respeito de sua conversão:

“Foi num domingo de 1821 que assentei no coração resolver o problema sobre a salvação da minha alma e ter paz com Deus (…) mas ao tentar orar, o coração não queria.
Pensara que, uma vez sozinho, onde ninguém pudesse ouvir-me, podia orar livremente. Porém, ao experimentar fazê-lo, achei-me sem coisa alguma a dizer a Deus. Toda a vez que tentava orar, parecia-me ouvir alguém chegando.
Por fim, achei-me quase em desespero. O coração estava morto para com Deus e não queria orar.
Comecei a pensar que Deus já me tivesse abandonado. Achei-me tomado de uma fraqueza demasiadamente grande para ficar de joelhos (…) logo foi-me revelado que o orgulho do meu coração era a barreira entre mim e a minha salvação.

Fui vencido pela convicção do grande pecado de eu envergonhar-me se alguém me encontrasse de joelhos perante Deus, e bradei em alta voz que não abandonaria o lugar, nem que todos os homens da terra e todos os demônios do Inferno me cercassem.
Gritei: ‘Ora, um vil pecador como eu, de joelhos perante o grande e santo Deus, e confessando-lhes os pecados, e me envergonho dele perante o próximo, pecador também, porque me encontro de joelhos para achar paz com o meu Deus ofendido!’

O pecado parecia-me horrendo, infinito. Fiquei quebrantado até o pó perante o Senhor. Nessa altura, a seguinte passagem me iluminou:

‘Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração…’

“Ao virar-me para me sentar, recebi o poderoso batismo com o Espírito Santo. Sem o esperar, sem mesmo saber que havia tal para mim, o Espírito Santo desceu de tal maneira, que parecia encher-me corpo e alma. Senti-o como uma onda elétrica que me traspassava repetidamente.
De fato, parecia-me como ondas de amor liquefeito; porque não sei outra maneira de descrever isso. Parecia o próprio fôlego de Deus”.

“Não existem palavras para descrever o maravilhoso amor derramado no meu coração. Chorei de tanto gozo e amor que senti; acho melhor dizer que exprimi, chorando em alta voz, as inundações indizíveis do meu coração. As ondas passaram sobre mim, uma após outra, até eu clamar: ‘Morrerei, se estas ondas continuarem a passar sobre mim. Senhor, não suporto mais!’ Contudo, não receava a morte. “Não sei por quanto tempo este batismo continuou a passar sobre mim e por todo o meu ser”.

 *Trechos extraído do livro Heróis da Fé de Orlando Boyer

Meu Deus!… É de arrepiar!
Que testemunho poderoso! Veja como é incrível a obra que Jesus fez por meio de uma pessoa que se dispôs a buscar intensamente a presença de Deus.
Finney foi profundamente marcado pelo Espírito Santo a ponto de sentir ondas elétricas passando pelo seu corpo, a ponto de não conseguir permanecer de pé, nem mesmo comer ou dormir.

E o que acontece após a conversão de Charles Finney é ainda mais marcante. Uma experiência tão forte e poderosa como a que ele viveu, não poderia ser guardada ou esquecida.

Uma chama de avivamento se espalhou através da vida de Finney. A começar pela pequena igreja em que ele passou a congregar, até as escolas e fábricas da cidade.

Finney passou a dedicar sua vida à pregação do evangelho e por onde ele ia às pessoas caíam em lágrimas, tamanha a manifestação da presença de Deus, gerando arrependimento de pecados e conversões em massa.


Semana que vem vamos conhecer mais alguns trechos dessa história tão inspiradora e extrair lições valiosas deste mover.

Na Próxima Semana: QUEBRANTE-SE (2ª Parte)

FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/quebrante-se

ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha