LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
48ª SEMANA 2022 - Aplicação de 12 à 17/12/2022

RIQUEZA, HONRA E VIDA
(Última Parte)
A QUESTÃO DO ORGULHO
O orgulho é algo sorrateiro que entra devagarinho em nossos corações, mudando nossas motivações e mudando também a base de nosso querer e de nosso agir. O orgulho nasceu no coração de Satanás. Ele queria ser como Deus, assumir um lugar que não era seu. Por isso o orgulho é tão terrível aos olhos de Deus e é condenado por Ele desde sua menor raiz.
“Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.” (Pv 8:13)
O orgulho está relacionado à busca por prestígio pessoal, ter fama, ser conhecido. Quer ser visto pelas obras que pratica. Jesus observava muito esse tipo de comportamento nos fariseus, porque faziam obras para serem vistos. E fazia isso porque o orgulho está muito presente na vida das pessoas.
O resultado da falta de temor de Deus gera orgulho. O orgulho traz desprezo ao próximo, com uma valorização exagerada de si mesmo.
Veja alguns sintomas de uma vida espiritual desajustada pelo orgulho:
- Negação dos próprios erros: uma pessoa orgulhosa tem uma imagem distorcida de si, valorizando suas qualidades e negando seus erros e defeitos.
- Estagnação: uma pessoa orgulhosa passa a achar que sabe tudo, que sua percepção é mais completa e que sua forma de fazer é melhor, deixando, assim, de crescer e de aprender.
- Endurecimento emocional: uma pessoa orgulhosa tem dificuldade de perceber suas próprias emoções com sinceridade, passando a criar uma casca de proteção para não se sentir exposta e vulnerável e se torna emocionalmente imatura e travada.
- Dificuldade de libertação de comportamentos compulsivos: o primeiro passo para a mudança de qualquer vício é admitir o erro e as consequências da compulsão. O orgulho torna isso muito difícil gerando em se quebrantar e dar o primeiro passo.
- Relacionamentos quebrados: geralmente acontecem por causa de contendas e discussões. Uma pessoa orgulhosa geralmente tem dificuldade em aceitar outros que tenham opinião diferente ou que em algum momento tentam desprezar ou mesmo zombar por causa de seu posicionamento.
- Amargura e ressentimento: ao longo da vida as pessoas nos ofendem e causam danos. A maneira como reagimos vai determinar se haverá danos ou não. Um coração orgulhoso tem dificuldade de perdoar, pois considera um absurdo alguém lhe fazer mal.
- Afirmam coisa do tipo: “porque comigo?”, “como você foi capaz de dizer ou fazer isso comigo?”, “eu não merecia isso!”. Quando o orgulho impede a pessoa de liberar perdão, ela se torna amargurada, todas as áreas da vida e todos os relacionamentos são afetados.
- Inveja e competição: uma pessoa orgulhosa geralmente é competitiva e sempre se compara a outros. Pode se tornar extremamente infeliz porque alguém conquistou mais do que ele. Ele está sempre focado nas realizações terrenas.
- Crítica e insubmissão: alguém que está sempre criticando tudo e todos, carrega orgulho, muitas vezes orgulho ferido. A crítica tem sua origem em um sentimento de superioridade (meu jeito e minha opinião são melhores) ou de inferioridade (insegurança). Então ele critica as pessoas como um mecanismo de defesa. De mãos dadas com a crítica está a insubmissão, pois, se o meu jeito é o melhor, como vou abrir mão disso para me submeter a uma autoridade?
CONCLUSÃO
O contrário do orgulho é a humildade. Pessoas humildes são quebrantadas. Pessoas que temem a Deus são quebrantadas.
Quebrantamento, humildade e confiança são atitudes de um coração que teme ao Senhor.
Se você percebeu que seu coração tem sido dominado pelo orgulho e percebeu frutos do orgulho na sua vida, arrependa-se agora mesmo. Peça ajuda a Deus para mudar de atitude, peça ajuda a Deus para confiar n’Ele e temê-LO.
“Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!” (Sl 31:19)
Você já percebeu que o temor carrega consigo muitas promessas; percebeu que o temor de Deus é a chave que abre o cofre de tesouros como: riqueza, honra e vida.
Talvez você esteja tentando abrir o cofre com a chave errada. Com certeza, o orgulho não é a chave correta. Temor, que se reflete em humildade e confiança, esse sim é a chave para as promessas de Deus em sua vida.
UMA PALAVRA PASTORAL:
Esta é a última reunião de GDC de 2022.
Foi um ano desafiador!
Quando ainda nos preocupávamos com uma pandemia que assolou o mundo inteiro, nos vimos envolvidos por um jogo de estratégias, brigas e intrigas políticas que QUASE nos tiraram o foco. As vezes parece que ainda não passou, porém, mais do que nunca é momento se sermos IGREJA.
Igreja firmada na Palavra, Igreja que conhece o seu Senhor, Igreja que Adora, Igreja que prega, Igreja que ganha almas, Igreja que ora, IGREJA QUE CLAMA… Em meio tantas decepções e distorções de autoridade, talvez alguém pergunte:
- “Será que clamar resolve mesmo?”
- “E clamar a quem?”
“CLAME A MIM E EU RESPONDEREI e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”.” (Jr 33:3 – NVI)
Quero louvar à Deus por cada um de vocês e dizer que “Até aqui nos ajudou o Senhor”. Enquanto muitos desistiram, o senhor nos deu Graça para continuar e tenho certeza que COISAS GRANDIOSAS QUE AINDA NÃO VIMOS, O Senhor irá fazer nestes dias que ainda restam de 2022 e ao longo de 2023, O ANO DO CLAMOR!
Rompa o ano já clamando! Vamos estar juntos no CULTO DA VIRADA! Se ainda não se inscreveu, se inscreva! Tome essa decisão e comece o Ano de 2023 recebendo as “COISAS GRANDIOSAS” de Deus!
Um Feliz Natal e um Ano Novo Abençoado a todos!
Gilberto e Simone Cunha, Prs.
Na Próxima Semana:
FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/riqueza-honra-e-vida
ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha