LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

38ª SEMANA 2022 - Aplicação de 03 à 08/10/2022

RENDER-SE

(3ª Parte)

A BÊNÇÃO DE SE RENDER.
A Bíblia é clara como cristal a respeito dos benefícios de se entregar a vida inteiramente a Deus.

Em primeiro lugar você sente paz:
Pare de discutir com Deus! Concordando com Ele, você ao menos terá paz, e as coisas irão bem para você.

Em segundo lugar, você vivencia a liberdade:
Ofereça-se aos caminhos de Deus, e a liberdade jamais o abandonará… os ensinos d’Ele o libertam para viver abertamente em sua liberdade.

Em terceiro lugar, você experimenta o poder de Deus em sua vida:
Tentações persistentes e problemas avassaladores podem ser derrotados por Cristo quando entregues a Ele”.

Prestes a travar a batalha mais importante de sua vida, Josué entrou na presença de Deus, prostrou-se em adoração perante Ele e entregou-lhe todos os seus planos. Isso o conduziu a uma esmagadora vitória em Jericó.

  • Este é o paradoxo: a vitória foi alcançada pelo ato da rendição.

Render-se não enfraquece você, antes o fortalece. Desde que se entregue a Deus, você não terá o que temer nem precisará se render a nada mais.

William Booth, fundador do exército da salvação disse:

A grandeza do poder de um homem reside na medida de sua entrega a Deus”.

As pessoas entregues a Deus são exatamente aquelas usadas por Ele. Deus escolheu Maria para ser mãe de Jesus não por causa do seu talento, riqueza ou beleza, mas porque ela já havia se rendido a ele. Quando o anjo explicou o ilógico plano de Deus, ela calmamente respondeu:

Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a vontade dEle

Nada é mais poderoso do que uma vida entregue nas mãos de Deus e gostaria de te dizer que se você ainda não o fez totalmente, faça isso agora!

Renda-se a Ele, entregue-se não parte, mas totalmente a Ele.

A MELHOR FORMA DE VIVER.

Todas as pessoas, com o tempo, se rendem a algo ou a alguém. Se não for a Deus, você se renderá às opiniões ou expectativas dos outros, ao dinheiro, ao rancor, ao medo, ao orgulho próprio, à luxúria ou ao ego.

Fomos feitos para adorar a Deus e, se fracassarmos em adorá-Lo, encontraremos outras coisas (ídolos) às quais entregaremos a nossa vida. Somos livres para escolher a quem nos entregar, mas não ficaremos livres das consequências dessa escolha.

Afirma E. Stanley Jones: “Se você não se render a Cristo, render-se-á ao caos!”.

Render-se a Deus não é a melhor maneira de viver: é a única maneira de viver.

Nada mais funciona. Todas as outras vias levam à frustração, à decepção e à autodestruição. A Bíblia denomina a rendição a Deus “vosso culto racional”. Outra versão traduz como “a maneira mais sensata de servir a Deus”.

Render-se a vida não é um impulso tolo da emoção, mas um ato inteligente e racional.
A atitude mais responsável e inteligente que podemos tomar na vida. Foi por isso que Paulo disse: “Temos o propósito de lhe agradar” (2 Co.5:9).

Nossos momentos mais sábios serão aqueles que dissermos “sim” para Deus.

Poderá levar anos, mas acabaremos descobrindo que o maior obstáculo às bênçãos de Deus não são os outros, nem o Diabo, mas NÓS MESMOS! Nossa teimosia, nosso orgulho obstinado e nossa ambição.

Não poderemos cumprir os propósitos de Deus enquanto estivermos somente concentrados em nossos planos pessoais.

Se Deus for realizar uma obra profunda em nossa vida, começará bem por aí! Então precisamos entregar tudo a Deus: arrependimentos do passado, os problemas do presente, as ambições do futuro, medos, sonhos, fraquezas, costumes, mágoas e traumas. Precisamos colocar Jesus no banco do motorista, entregar o volante a Ele.

Não precisamos temer, pois, nada sob controle d’Ele poderá dar errado ou ficar descontrolado! Orientados por Cristo poderemos enfrentar qualquer situação.

Paulo disse:Eu estou pronto para tudo e à altura de qualquer desafio por meio d’Ele, que inspira uma força interior em mim, ou seja, sou independente na dependência de Cristo!. (Fp.4:13)

Na semana que vem, abordaremos: Tornando-se Amigo de Deus.

Na Próxima Semana: RENDER-SE (4ª Parte)

FONTE: Rick Warren, em “UMA VIDA COM PROPÓSITO”
ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha