LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
34ª SEMANA 2022 - Aplicação de 05 à 10/09/2027

O PROPÓSITO DA IGREJA DE CRISTO
(2ª Parte)
O propósito da Igreja foi estabelecido pelo próprio fundador da Igreja, o nosso Senhor Jesus Cristo. O nosso propósito definido por Jesus é um importantíssimo alicerce que sustenta tudo o que fazemos.
PERGUNTA: Se você tivesse autoridade para pedir o que quisesse, o que você pediria?
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:18-20
- Podemos ter o maior templo de Campo Grande ou até do Rio de Janeiro.
- Podemos ter o melhor seminário teológico, o maior programa de caridade.
- Podemos ter escola de tempo integral, ambulatório, centro médico, curso de capacitação profissional, creche, casa de repouso para idosos, escola inclusiva, programa de ajuda habitacional.
- Podemos ter a melhor programação e liturgia, o melhor louvor, vigílias, orquestra, coral, a melhor sonorização, a melhor iluminação, a melhor climatização de ambiente.
Tudo isso, brilha aos olhos de qualquer liderança e em alguns casos torna-se o objetivo de muitas igrejas.
Mas se não FIZERMOS DISCÍPULOS que tenham compromisso com Jesus e a sua Palavra, estampados em suas vidas e em suas atitudes o caráter de Cristo e o seu Amor… para Deus somos UMA IGREJA SEM PROPÓSITO!
Jesus, nome sobre todo nome, deu uma ordem à sua Igreja, estabelecendo sua missão e propósito. A ordem de Jesus foi que todo discípulo deve fazer novos discípulos, batizando-os e ensinando-os a obedecer aos mandamentos.
PERGUNTA: Você é discípulo de Jesus? Você tem cumprido o propósito que Jesus estabeleceu?
Vivemos numa sociedade imediatista e calculista, que costuma medir tudo, quantificar tudo, que tem dificuldade em esperar, que precisa de resultados imediatos.
DEFINIÇÕES:
Quantificar: É o ato de determinar a quantidade de qualquer coisa. Exprimir como uma quantidade ou um número.
Imediatrismo: tendência para a simplificação na maneira de proceder, dispensando mediações ou etapas. Tendência a agir em função do que oferece vantagem imediata, sem considerar as consequências futuras.
Muitas vezes queremos e, sim, temos como objetivo, “ganhar almas para Cristo” fazermos discípulos. Porém, não estamos dispostos a seguir minuciosamente a orientação que Jesus nos deu, nem a fim de percorrer o caminho e procedimentos necessários para alcançarmos esse PROPÓSITO ou OBJETIVO. Queimamos etapas e dispensamos valores, que na verdade, são indispensáveis para cumprir a Grande Missão.
Nem sequer COMUNICAMOS o Evangelho… mas queremos que haja conversão!
Não falamos das Boas Novas!
Falamos de nós, da nossa família, das eleições, do governo, do time “de coração”, do trabalho, da escola, da faculdade, da série que estamos assistindo, de que estamos fora do peso, da praia…
Falamos até da igreja, do culto, dos louvores, do GDC, do pastor, do novo templo…
Mas não FALAMOS DE JESUS! Não falamos do Evangelho! Não proclamamos as Boas Novas!
Podemos ser mais do que um GPS, apenas oferecendo mais um endereço onde “Deus está agindo”! Temos que ser PREGADORES das Boas Novas e quando falo de pregar, não restrinjo à púlpitos, muito pelo contrário, o “Ide POR TODO MUNDO” não está denotando FICAR, mas sim SAIR!
“Jesus lhes disse: “Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos.” Mc.16:15 (NVT)
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Mc.16:15 (RCF)
É claro que podemos e devemos direcionar o nosso “alvo” e “futuro discípulo” a um lugar onde ele irá ser cuidado, tratado, irá aprender mais da Palavra.
Mas isso deve ser feito por mim! É MINHA missão COMUNICAR, é minha missão COMPARTILHAR, é minha missão CUIDAR, é minha missão CONSCIENTIZAR e é NOSSA missão CRESCER (Mas sempre lembrando que é Deus quem dá o crescimento)!
Afinal, EU tenho que fazer discípulos! E quando direcionamos ele(a) a um lugar, uma igreja, mesmo um grupo pequeno (GDC, Célula, Aprisco, etc…), onde EU não estarei, estou dizendo: Não quero essa responsabilidade para mim”.
Se realmente sou discípulo de Cristo, então Mateus 28:19-20, foi pra mim, então EU PRECISO FAZER DISCÍPULOS! Não tem jeito! Não tem meias palavras! Não existe outra opção! E detalhe: é exatamente isso que Deus irá nos cobrar! (Mt.25:14-30). Interessante que esta parábola, está um pouquinho antes de Jesus falar a respeito do Juízo Final.
Voltando ao assunto de como COMUNICAR, sim, podemos é claro, abordarmos assuntos triviais e que sejam de interesse do nosso “alvo” para nos aproximarmos dele(a).
“Pouco depois, uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: “Por favor, dê-me um pouco de água para beber”.” Jo. 4:7 (NVT)
“Filipe correu até a carruagem e, ouvindo que o homem lia o profeta Isaías, perguntou-lhe: “O senhor compreende o que lê?”.” At.8:30 (NVT)
“Então Paulo se levantou diante do conselho e assim se dirigiu a seus membros: “Homens de Atenas, vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos,”
“pois, enquanto andava pela cidade, reparei em seus diversos altares. Um deles trazia a seguinte inscrição: ‘Ao Deus Desconhecido’. Esse Deus que vocês adoram sem conhecer é exatamente aquele de que lhes falo.” At.17:22-23 (NVT)
Porém, precisamos chegar em Cristo, nas Boa Novas, no Evangelho, isso é cumprir o “Ide e pregai”, isso é falar das Boas Novas, isso é COMUNICAR!
Podemos afirmar que depois de Jesus, o apóstolo Paulo era o que melhor sabia se favorecer das situações e contextos, para anunciar AS BOA NOVAS:
“Embora eu seja um homem livre, fiz-me escravo de todos para levar muitos a Cristo.
Quando estive com os judeus, vivi como os judeus para levá-los a Cristo. Quando estive com os que seguem a lei judaica, vivi debaixo dessa lei. Embora não esteja sujeito à lei, agi desse modo para levar a Cristo aqueles que estão debaixo da lei.
Quando estou com os que não seguem a lei judaica, também vivo de modo independente da lei para levá-los a Cristo. Não ignoro, porém, a lei de Deus, pois obedeço à lei de Cristo.
Quando estou com os fracos, também me torno fraco, pois quero levar os fracos a Cristo. Sim, tento encontrar algum ponto em comum com todos, fazendo todo o possível para salvar alguns.
Faço tudo isso para espalhar as boas-novas e participar de suas bênçãos.” 1 Co.9:19-23 (NVT)
Na Próxima Semana: O PROPÓSITO DA IGREJA (3ª Parte)
Fonte:https://central.online/licoes-de-celula/o-proposito-da-igreja/
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha