LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
30ª SEMANA 2022 - Aplicação de 08 à 13/08/2027

A LEITURA DA BÍBLIA E A ORAÇÃO
(3ª Parte)
A PRÁTICA DA LEITURA DA BÍBLIA
De um modo geral, todo o ser vivo, gasta energia e para que continue a ter uma vida saudável, precisa repor a energia perdida, ou seja, precisa se alimentar.
Se quisermos continuar vivos e saudáveis, temos que nos alimentar, seja por algum exercício feito, por longo tempo de abstinência alimentar ou simplesmente pelo metabolismo natural do corpo frente ao crescimento.
Em meio a isso, também entendemos que o processo de alimentação, ou reposição, precisa não só ACONTECER, mas ACONTECER DE UMA MANEIRA EFICIENTE.
- Não basta, comer… é preciso comer corretamente.
- Não basta comer corretamente… é preciso ter uma alimentação DE QUALIDADE.
No âmbito espiritual é muito parecido.
VAMOS ENTÃO FALAR DAS TRÊS ETAPAS NA ALIMENTAÇÃO:
- INGESTÃO: É o ato de se comer um alimento.
No que se refere à Bíblia, diz respeito ao ato de se ler o texto, apropriando-se de seu conteúdo.
Assim como comer depressa é algo que não faz bem, já que não se mastiga devidamente o alimento, ler a Bíblia apressadamente também não é algo bom.
Deve-se ler o texto bíblico com calma e atenção, observando-se os seus detalhes.
Outra coisa: assim como comer muito pode não fazer bem, por causar indigestão, ler muitos textos da Bíblia de uma só vez pode não ser bom, por não se conseguir captar as mensagens de todo o conteúdo lido. Devemos preferir a qualidade da leitura à quantidade;
- DIGESTÃO:É o processo por meio do qual o organismo quebra e decompõe o alimento ingerido, de modo a proporcionar a sua absorção.
No que se refere à Bíblia, diz respeito ao ato de se meditar sobre o texto lido, refletindo sobre a sua mensagem.
Em Josué 1.8, Deus ordena a Josué meditar nas palavras do Livro da Lei de dia e de noite.
Assim como no caso da digestão, quanto mais meditarmos na mensagem do texto bíblico, melhor será a sua absorção e, consequentemente, maior será o seu impacto sobre nós;
- ABSORÇÃO:É o processo em que o organismo se apropria do alimento ingerido e digerido.
No que se refere à Bíblia, diz respeito à assimilação do texto bíblico no coração, o que provoca um impacto transformador no leitor.
Em Isaías 55.10- 11 está escrito que a Palavra de Deus não voltará para ele vazia, mas realizará o seu desejo, atingindo o propósito para o qual foi enviada.
Assim como no caso da alimentação, quanto mais absorvermos a Palavra de Deus, mais impactados seremos e mais nutridos e fortalecidos estaremos para viver conforme a vontade dele.
POSTO ISSO, SEGUE UM PASSO A PASSO PARA A SUA PRÁTICA DE LEITURA DA BÍBLIA:
- Ore a Deus, pedindo ao Espírito Santo para orientar e iluminar a sua leitura.
- Escolha a versão da Bíblia que você irá ler. A Bíblia Sagrada não foi escrita originalmente em português, mas em hebraico, aramaico e grego antigo. Assim, as Bíblias em português são traduções que vão das mais fáceis até as mais difíceis versões.
- Sugerimos duas versões: A NVI (Nova Versão Internacional) e a NVT (Nova Versão Transformadora);
- Escolha um texto não muito grande e que tenha sentido completo, ou seja, início, meio e fim. Os subtítulos em negrito, presentes nos textos das Bíblias atuais, podem ajudar nisso. De preferência, escolha um livro e leia-o do início ao fim. Sugerimos que você comece pelo Evangelho segundo Marcos e, logo depois, a Carta de Tiago;
- Leia o texto três vezes.
A primeira leitura é de reconhecimento; a segunda, de análise; e a terceira, de fechamento; - Procure adquirir um livro de anotações e transforme-o em um diário de anotações. Sublinhe o que achar interessante (o ideal é o marca texto em gel) e faça anotações sobre isso no diário;
- Procure pela principal mensagem do texto ao seu coração e registre-a no diário e registro o que o Espírito Santo ministrou ao seu coração através da Palavra lida;
- Reflita sobre as aplicações da mensagem à sua vida, ou seja, você está vivendo o que leu? Se a resposta for “Não”, ore à Deus pedindo força e direção para VIVER A SUA PALAVRA.
Na semana que vem ainda no tema “A Leitura da Bíblia e a Oração, entraremos na: “PRÁTICA DA ORAÇÃO”.
Na Próxima Semana: A LEITURA DA BÍBLIA E A ORAÇÃO (4ª Parte)
Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/a-leitura-da-biblia-e-a-oracao
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha