LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

29ª SEMANA 2022 - Aplicação de 01 à 06/08/2027

A LEITURA DA BÍBLIA E A ORAÇÃO

(2ª Parte)

A PRÁTICA DA LEITURA DA BÍBLIA

PERGUNTAS:

  • Para você, o que é a Bíblia Sagrada?
  • A Bíblia Sagrada também é chamada de Palavra de Deus. Por quê?

— Porque ela contém revelações dadas por Deus aos seres humanos, as quais ele ordenou a alguns homens que fossem registradas.
Um exemplo disso está em Jeremias 36.2, em que Deus diz ao profeta: Jeremias, pegue um rolo um livro e escreva nele tudo o que lhe falei a respeito do povo de Israel e de Judá e a respeito de todas as nações. Escreva tudo o que eu disse desde a primeira vez em que falei com você, quando Josias era rei, até hoje;”

— Porque Deus é o inspirador do texto bíblico. Os homens chamados para registrar as revelações foram coautores com ele.
Em 2 Timóteo 3.16, o apóstolo Paulo escreveu:Toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus”. Isso quer dizer que foi Deus quem moveu os autores bíblicos para escrever.

PERGUNTA: Se a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, como ela deve ser lida?

Se a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, há uma maneira correta de lê-la.

Ao ler a Bíblia, devemos buscar ouvir a voz de Deus. A Bíblia não é um mero registro do que Deus falou e fez. Ela é um livro vivo, ou seja, Deus fala e age por meio dela hoje.

Em Hebreus 4.12 está escrito:A palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados”.

Ele vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.

Assim, o objetivo da leitura bíblica não é a mera obtenção de informações. Devemos ler a Bíblia com a intenção de conhecer o caráter e a vontade de Deus, de modo a construir um relacionamento correto e íntimo com ele.

Sendo a Bíblia a Palavra de Deus, não podemos ter acesso ao seu conteúdo divino sem a ação do Espírito Santo, o qual nos ilumina revelando-nos a mensagem de Deus que ali está. Assim, devemos pedir-lhe ajuda antes de lermos o texto sagrado.

A Bíblia também é um livro como qualquer outro. Isso quer dizer que, para termos um correto acesso ao seu conteúdo, devemos lê-la a partir de boas regras de interpretação de textos. Se não fizermos isso, poderemos encontrar mensagens estranhas e falsas, as quais não foram ditas por Deus e poderão gerar confusão em nossas vidas.

Quanto à prática em si, a leitura da Bíblia pode ser comparada ao processo de alimentação. Três, então, podem ser as suas etapas:

  • Ingestão
  • Digestão
  • Absorção

Comente entre vocês a respeito destas três etapas, e na próxima semana, iremos falar sobre cada uma delas.

Na Próxima Semana: A LEITURA DA BÍBLIA E A ORAÇÃO (3ª Parte)