LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
11ª SEMANA 2022 - Aplicação de 28/03 à 02/04/2022

DERRAME LÁGRIMAS
(2ª Parte)
Quebrantamento está ligado à confissão de pecados, arrependimento e humilhação diante de Deus. Não haverá mudanças, vitória sobre o pecado, mover de Deus em nosso favor e avivamento pessoal e coletivo sem quebrantamento.
Vamos ver como a vida de 3 personagens bíblicos foi transformada pelo derramamento de lágrimas de quebrantamento.
- O QUEBRANTAMENTO DE PEDRO
Pedro respondeu: “Homem, não sei do que você está falando! “Falava ele ainda, quando o galo cantou. O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”. Saindo dali, chorou amargamente. (Lucas 22.60-62)
Pedro tinha negado Jesus três vezes e quando caiu em si pelo que havia feito ficou fortemente abalado. E foi através de lágrimas que ele expressou o seu arrependimento por ter negado o Salvador.
Quando reconhecemos o nosso pecado precisamos sentir tristeza.
Quem sempre se justifica pelo seu pecado vai continuar pecando.
A pessoa que admite seu pecado só para evitar as consequências não está realmente arrependida, mas apenas com remorso e vergonha das consequências como a disciplina, a exposição, os comentários e críticas. E por não estar realmente arrependida, muito provavelmente vai voltar a cair no mesmo pecado.
Pedro talvez pensasse que seu relacionamento com Jesus estava acabado. Mesmo que Jesus voltasse dentre os mortos, não haveria mais a mesma comunhão entre eles. A vergonha de ter negado a Cristo fazia com que ele não suportasse mais a culpa e se arrependesse. Ele chorou amargamente pelo que havia feito!
Mas observe o que aconteceu depois que ele chorou amargamente: A mensagem que os anjos mandaram aos discípulos através das mulheres que tinham visto o túmulo vazio teve um significado muito especial para Pedro.
Eles disseram: “Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’ (Marcos 16.7).
Era um recado bem claro de Jesus para Pedro, como se dissesse: “as suas lágrimas não foram em vão; elas revelaram um arrependimento genuíno e um coração realmente quebrado”. Por causa das lágrimas sinceras, agora tudo estava bem entre Pedro e seu Mestre Jesus.
PERGUNTA: Por que Pedro, depois de negar a Jesus, se tornou um dos principais líderes da igreja primitiva?
RESPOSTA: Por causa de seu quebrantamento.
Se no relato de João capítulo 21 a partir do verso 15, Pedro procurasse justificar a sua atitude para Jesus, com certeza não iríamos ler Atos 2:14 como lemos e pregamos.
Se ao invés de se quebrantar e arrepender-se, Pedro procurasse se agarrar em desculpas e razões, jamais sentiríamos a unção do Espírito Santo, ao pregarmos sobre o coxo da porta formosa, talvez essa história nunca acontecesse e o que leríamos, seria sobre mais um dos 12 que traiu Jesus e nada mais que isso.
É comum, até por nossos conceitos e natureza, pensarmos que uma pessoa que comete um erro por nós considerado “muito grave”, nunca mais tenha a mesma intimidade com Deus, ou que se torne um como um objeto de “segunda mão que foi consertado” e nunca mais terá a mesma funcionalidade e potencial.
É assim, com objetos e até com o homem, MAS COM DEUS NÃO! Deus, não faz REFORMA, Deus TORNA NOVO!
Um Novo homem, uma nova mulher, um novo casamento (Com os mesmos indivíduos, mas com um novo conceito).
Você já parou para pensar na gravidade e intensidade da TRAIÇÃO de Pedro?
Se a liberdade de Jesus, dependesse de Pedro testemunhar em seu favor, Jesus continuaria preso, e SIM, continuaria a ser condenado à cruz.
Essa atitude, foi muito, mas muito grave!
Se dependesse de nós, Pedro, JAMAIS ocuparia, o púlpito ou um cargo de liderança em nossa igreja!
Paulo fez coisas horríveis, mas o fez, enquanto não conhecia Jesus. Mas Pedro, tinha passado aproximadamente 3 anos e meio com Cristo e mesmo assim, fez o que fez!
Mas a verdade é que a traição de Pedro, não interrompeu os planos de Deus para a vida dele. Mas POR QUÊ?
Novamente a resposta: Por causa de seu quebrantamento.
Na Próxima Semana: DERRAME LÁGRIMAS (3ª Parte)
Fonte: https://s3.ibcbh.com.br/wp-content/uploads/2022/01/28143610/Derrame-lagrimas.pdf
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha