LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

7ª SEMANA 2022 - Aplicação de 28 à 05/03/2022

AVIVAMENTO GENUÍNO

(Última Parte)

  1. BUSCAR A FACE DE DEUS
    Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, (…) buscar a minha face.

PERGUNTA: Qual a diferença entre orar e buscar a face de Deus?
A oração pode ser limitada a uma lista de pedidos que fazemos a Deus. Nesse caso, buscamos as suas mãos, o que ele pode fazer por nós.
Buscar a face de Deus, como as próprias palavras já transmitem, vai muito além de uma lista de pedidos.

Quem busca a face de Deus tem o seu foco em Deus mesmo, em sua pessoa, em intimidade com ele. Aliás, na medida em que amadurecemos na oração, nossas petições diminuem e nosso anseio pela face de Deus aumenta.

Experimentar de sua glória é o nosso alvo maior!

  1. AFASTAR-SE DOS MAUS CAMINHOS.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, (…) se afastar dos seus maus caminhos.
Afastar-se dos maus caminhos tem a ver com arrependimento. Não haverá avivamento sem quebrantamento, oração, busca a Deus e arrependimento. Afastar-se dos maus caminhos é um chamado de Deus para levarmos o pecado a sério.

Afinal de contas:

  • As nossas maldades nos separam de Deus (Isaías 59.2),
  • O salário do pecado é a morte (Romanos 6.23)
  • Deus nos chamou para sermos santos como ele é santo (1Pedro 1.15-16)

Quanto a levar o pecado a sério, a Bíblia nos dá dois exemplos divergentes.

  1. De um lado, o bom exemplo de José que, ao ser assediado pela mulher de seu patrão, Potifar, não deu bobeira e fugiu (Gênesis 39).
  2. Do outro lado, o péssimo exemplo de Sansão que, ao ser assediado por Dalila, se deixou envolver e, aos poucos, foi entregando o segredo de sua força até ser dominado por ela e pelos filisteus (Juízes 16.1-22).

José levou o pecado a sério e colheu as boas consequências disso, mesmo que, a princípio, tenha ido para a prisão injustamente. Já Sansão brincou o pecado e acabou preso e humilhado.
Para nos afastarmos de nossos maus caminhos, precisamos discernir quais são os caminhos bons e os caminhos maus de nossas vidas.

COMO FAZER ISSO?

Através da Palavra de Deus. Veja que interessante o texto bíblico abaixo:
Hebreus 5.11-14.
“Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.”

CONCLUSÃO
O AVIVAMENTO GENUÍNO, de acordo com 2 Crônicas 7.14, são: humilhação, oração, busca da face da Deus e arrependimento.

Se agirmos assim, o Senhor irá ouvir as nossas orações, perdoar os nossos pecados e sarar a nossa terra. ISSO É AVIVAMENTO!!!

Na Próxima Semana: ONDE COMEÇA O AVIVAMENTO (1ª Parte)