LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

2ª SEMANA 2022 - Aplicação de 24 à 29/01/2022

PRIORIZANDO O MAIS IMPORTANTE.

(Última Parte)

As coisas mais importantes para nós, são as que deveriam receber o melhor do nosso tempo. Não, necessariamente, mais tempo, mas, sim, o melhor tempo, ou seja, um tempo de qualidade.

PERGUNTA: Quanto tempo do seu dia, da sua semana, você tem dedicado àquilo que é realmente importante para você?
Quais os benefícios que têm colhido por causa desse investimento?
Quais os malefícios devido à falta dessa dedicação?

Jesus também é um modelo para nós quando o tema priorizar o mais importante. Vamos voltar ao texto base desta lição: Lucas 2:41-52.

41 Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42 Quando Jesus completou doze anos, foram à festa, como de costume. 43 Terminada a celebração, partiram de volta para Nazaré, mas Jesus ficou para trás, em Jerusalém, sem que seus pais notassem sua falta. 44 Pensaram que ele estivesse entre os demais viajantes, mas depois de caminharem um dia inteiro começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos.

45 Como não o encontravam, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. 46 Por fim, depois de três dias, acharam Jesus no templo, sentado entre os mestres da lei, ouvindo-os e fazendo perguntas. 47 Todos que o ouviam se admiravam de seu entendimento e de suas respostas.

48 Quando o viram, seus pais ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: “Filho, por que você fez isso conosco? Seu pai e eu estávamos aflitos, procurando você por toda parte”.

49 “Mas por que me procuravam?”, perguntou ele. “Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?”e] 50 Não entenderam, porém, o que ele quis dizer.

51 Então voltou com os pais para Nazaré, e lhes era obediente. Sua mãe guardava todas essas coisas no coração.

52 Jesus crescia em sabedoria, em estatura e no favor de Deus e das pessoas.

A resposta de Jesus ao questionamento de sua mãe é intrigante. É como se ele tivesse dito:Por que vocês acharam que eu estava perdido? Não era óbvio onde eu estava?”.
Para Jesus, estar na casa do Pai era tanto uma prioridade que, se não soubessem onde ele estava, lá seria a maior das probabilidades.

Vamos ver outro texto: Lucas 4:16.
“Quando Jesus chegou a Nazaré, cidade de sua infância, foi à sinagoga no sábado, como de costume, e se levantou para ler as Escrituras.”

Jesus tinha o costume de ir à sinagoga todo sábado. Se em dia de sábado, você quisesse encontrá-lo, bastaria ir à sinagoga, no horário da reunião.

PERGUNTA: Qual o lugar onde as pessoas sempre podem te encontrar?

Se você respondeu em casa, ou na escola, trabalho, responda novamente à pergunta, desconsiderando esses lugares.

Os lugares que frequentamos revelam muito sobre as nossas prioridades.

 Marcos 1:35
No dia seguinte, antes do amanhecer, Jesus se levantou e foi a um lugar isolado para orar.”

Jesus se dispôs a acordar mais cedo para estar com o Pai em um lugar deserto. Dedicação e disposição ao sacrifício revelam muito sobre as nossas prioridades.

PERGUNTA: A que você tem se dedicado e tem estado disposto, até mesmo, a fazer sacrifícios?

 Mateus 14:23
“Depois de mandá-las para casa, Jesus subiu sozinho ao monte a fim de orar. Quando anoiteceu, ele ainda estava ali, sozinho.”

 Mesmo após um dia exaustivo de trabalho, ministrando a uma multidão necessitada, Jesus teve disposição subir o monte para orar. Estar com o Pai era uma prioridade inegociável!

 PERGUNTA: O que, para você, é uma prioridade inegociável? Ou seja, do que você não abre mão de fazer, mesmo que esteja cansado e no final do seu dia?

 CONCLUSÃO: Jesus tinha uma grande prioridade em sua vida: Estar com o seu Pai!
Seja no templo, ou na sinagoga. Seja em um lugar deserto, ou em um monte. Seja de madrugada, ou no final do dia. A partir disso, temos uma grande prioridade e dois grandes desafios para toda a IOBPC-PSJ neste início de ano:

PRIORIDADE: Estar com o Pai

  • Desafio 1: ter um tempo a sós com Deus diariamente. Efetivamente e de uma maneira inegociável, fazer o devocional diário.
  • Desafio 2: participar, presencialmente, dos cultos, EBD e programações da OBPC-PSJ.

Para vencer esses desafios, abra espaço em sua agenda para estar com Deus, seja no lugar secreto, diariamente, seja nas programações da igreja, semanalmente.
Retire compromissos e demandas que sejam obstáculos para isso, de modo que essa prioridade seja uma realidade em sua vida.
E não deixe de lado, é claro, a sua participação no GDC.

Na Próxima Semana: NÃO FIQUE SEM CONEXÃO 1ª Parte