LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
40ª SEMANA 2021 - Aplicação de 18 à 23/10/2021

É PRECISO CORAGEM PARA SER DIFERENTE.
(1ª Parte)
PERGUNTA: Você já ouviu falar de Daniel, o jovem judeu que foi levado cativo quando o seu país foi invadido pelo poderoso exército da Babilônia?
O que você sabe sobre ele?
Daniel viveu numa época muito difícil, pois a maioria do povo de Israel ia abandonado a Deus e seus valores.
A grande maioria da população vivia em desobediência a Deus, razão principal do grande mal que se abateu sobre aquela nação, a invasão dos babilônios.
Ele acabou capturado e como prisioneiro foi levado à força para um ambiente de terrível imoralidade, luxúria, idolatria, feitiçaria, violência, guerras, além de ser pressionado o tempo todo para moldar-se àquela cultura e renunciar suas origens e sua fé em Deus.
⇒ Como ser fiel a Deus num lugar daqueles?
⇒ E hoje?
- Como ser fiel a Deus numa época tão confusa, de tantas ideologias ateístas, de tanto relativismo, violência, sensualidade, imoralidade, desonestidade pra todo lado e cheia de inversão de valores?
- Como ser fiel numa época em que ser honesto é ser trouxa, em que ser virgem é absurdo, e que ser imoral é ser valorizado.
- Como ser crente numa época em que ser cristão é ser fanático, retrógrado e inferior?
- Como ser fiel a Deus e aos valores do Seu reino num tempo em que o mundo quer moldar e obrigar que todos se dobrem às suas ideologias perniciosas e valores anticristãos?
Vamos aprender com Daniel. Desta leitura podemos entender por que Daniel foi sempre tão abençoado:
Texto: Daniel 1:1-21
- Daniel foi fiel a Deus apesar das circunstâncias adversas
Daniel perdeu quase tudo, incluindo a sua família e a sua liberdade, estava em um país estranho, com uma língua estranha, sem a Palavra de Deus e sem uma boa igreja.
Mesmo cercado de tantas dificuldades, que fariam com que a maioria “chutasse o balde”, Daniel não ficou amargurado, nem se deixou desanimar ou influenciar. Ele escolheu ser puro e fiel a Deus, ser luz na Babilônia e manter-se íntegro mesmo numa sociedade cheia de pecado atraente e fácil.
PERGUNTA: É fácil passar por tudo aquilo e ainda continuar fiel a Deus?
Já viu gente que esfriou sua fé e que até acabou se desviando quando as lutas chegaram?
Na Próxima Semana: É PRECISO CORAGEM PARA SER DIFERENTE (2ª Parte)
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha