LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
2ª SEMANA 2021 - Aplicação de 25 à 30/01/2021

SOBRENATURAL - O Reino de Deus.
(Última Parte)
Essa parábola tem muitas aplicações, mas queremos enfatizar uma muito importante: assim como Deus é apresentado como o semeador do Reino de Deus por todo o mundo através de pessoas que são dele, Satanás é apresentado como o semeador de mentiras, enganos, argumentos, ideias e ideologias, para formar pessoas que pensam e agem como ele.
- DEUS É UM SEMEADOR.
João 15.1 diz que Deus é um agricultor. Ele semeia sua palavra nos diferentes solos, nos diferentes tipos de corações, para gerar o Reino de Deus nos filhos de Deus. Ele investe em nós, ele quer ver a palavra dele dando frutos em nossa vida e fazendo de nós filhos legítimo e abençoados. Ele espera que nossa vida produza frutos de vitória, frutos do Espírito, frutos de louvor, frutos de arrependimento e vida abundante.
- O DIABO TAMBÉM É UM SEMEADOR.
Uma das principais sementes que o Satanás lança na mente e no coração das pessoas planta é a semente da mentira. Em João 8:44, Jesus disse:
“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”
Satanás quer matar, roubar e destruir você e todo mundo. Mas, preste atenção: você está morto? Não, claro que não. Porque ele simplesmente não pode nos matar. Satanás não pode fazer o que ele quer porque ele é limitado, porque Deus estabeleceu limites para aquilo que o Diabo pode fazer.
Mas se ele não pode, ele então quer fazer-nos pensar que ele pode fazer o que quiser, utilizando-se da mentira. Por isso a Bíblia afirma que ele é mentiroso. Através da mentira e o engano, Satanás quer fazer-nos acreditar que ele é mais poderoso do que realmente é.
E ao mesmo tempo, fazer-nos acreditar que somos mais fracos do que realmente somos.
Satanás sabe que não tem poder sobre nós, mas se acreditarmos que ele tem, ele passa a ter poder para nos influenciar e nos prejudicar seriamente através do engano.
- DEVEMOS RESISTIR AO DIABO.
Na mesma passagem bíblica citada anteriormente, Pedro nos alerta e ensina a resistir ao diabo:
“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.” (1 Pedro 5:8,9)
O Diabo lança setas e sementes na nossa mente, incitando a nossa carne ou influenciando-nos pelo sistema mundano ao nosso redor, já que o mundo todo está sob o poder do Maligno.
O que nós vemos ou o que escutamos podem ser sementes do inimigo para nos influenciar contra Deus e contra nós mesmo. Elas despertam uma batalha em nós, com tentações e pensamentos de derrota, tipo: “não vai dar certo, você nunca conseguirá, Deus não se importa, você não é de Deus”, etc.
- A FÉ VENCE O MUNDO E O MALIGNO
A solução para tudo no mundo espiritual é a fé. A fé aplicada na oração e em um relacionamento pessoal com Deus.
Jesus ensinou a orar para que Deus nos livre do mal, porque todo poder e glória pertencem a Ele (Mateus 6.13). Se Jesus ensinou a orar assim é porque precisamos aprender a orar desta maneira contra todo o mal.
Mas existe o risco de que muitos passem a enxergar a oração como uma espécie de “passe evangélico”. Oração não é passe nem feitiço. Não funciona sem um relacionamento pessoal com Deus.
Veja Atos 19.13-15:
“Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: “Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam! ” Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? ” Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos.”
O fator determinante para obter poder e autoridade espiritual é ter um relacionamento verdadeiro com Deus. O Jesus de Paulo tem que ser o nosso Jesus; a oração de Paulo tem que ser a nossa oração; nossa oração tem que ser dirigida a um Deus que conhecemos pessoalmente e que nos dá Sua benção e autoridade.
É porque nossos nomes estão escritos no livro da vida que os demônios se submetem (Lucas 10.17-20). Ou seja, nossa autoridade vem do fato de que nosso nome está escrito nos céus e Jesus nos deu esta autoridade.
Deus nos tirou do domínio de Satanás e nos colocou acima dos principados e potestades. É desta posição que usamos o nome de Jesus com toda a autoridade.
CONCLUSÃO
Se você ainda não tem um relacionamento pessoal com Deus, antes de tudo precisa definir isso muito bem. Precisa agora mesmo receber a Jesus como seu Deus, como seu único Senhor e Salvador.
Se você já tem um relacionamento com Deus, então pela fé você precisa resistir ao Diabo e rebater as setas da mentira com a verdade da Palavra de Deus. Nós anulamos as sementes da mentira, do engano e do medo do Diabo com a verdade de Deus.
Está escrito em João 8.31-32:
Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8:31,32)
Se uma mentira aprisiona, a verdade liberta. Jogue fora as mentiras, pensamentos, filosofias, posições e ideologias que não são do Reino Deus, mas são do reino das trevas, valores contrários à Palavra de Deus. Só é discípulo quem permanece firme na palavra de Jesus.
Terminaremos lembrando o que Paulo declarou aos romanos: Somos mais que vencedores por meio de Jesus. Satanás não é maior que nenhum de nós, se cremos em Deus e temos um relacionamento pessoal com Ele.
“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? …Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós…Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:31, 33-35, 37-39)
Na Próxima Semana: Série SOBRENATURAL – Deus do Sobrenatural (1ª Parte)
Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/o-reino-de-deus
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha