LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

37ª SEMANA 2020 - Aplicação de 21/09 à 26/09/2020

JESUS - Tentação.

(2ª Parte)

A PRIMEIRA TENTAÇÃO

O TESTE :“Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.”

Na primeira tentação, o diabo coloca em dúvida a filiação divina de Jesus, desafiando-o a realizar um milagre que satisfaria a sua necessidade de comida e comprovaria ser ele o Filho de Deus. Ele intentou gerar insegurança e orgulho no coração de Jesus (“Se és o Filho de Deus”), além de egocentrismo e autonomia em relação ao Pai, o qual já havia preparado para ele todos os cuidados necessários para o pós-jejum (Mateus 4.11). Apesar de Jesus não ter uma natureza pecaminosa, essa foi uma tentação da carne, da satisfação imediata dos apetites.

A RESPOSTA: Está escrito: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.

Jesus não se permite cair na armadilha do tentador. Ele rebate a tentação provocadora utilizando-se das Sagradas Escrituras. Ele toma “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6.17), e contra-ataca a investida do diabo. A palavra de Deus era seu principal alimento, sua necessidade maior. Sendo assim, não duvidaria de quem era, pois seu Pai já o havia afirmado e daria mais atenção à vontade de Deus do que às suas necessidades físicas momentâneas, crendo que o Pai já havia preparado todo o suprimento de que Ele necessitava.

A SEGUNDA TENTAÇÃO

 O TESTE: Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra”.

Na segunda tentação, o diabo tira Jesus do deserto e o leva à parte mais alta do templo de Jerusalém. Duvidando mais uma vez de sua filiação divina, ele desafia Jesus a testar o cuidado paternal de Deus por sua vida, jogando-se do alto do templo. Para tanto, ele se utiliza da mesma estratégia de Jesus, citando um texto das Sagradas Escrituras com o sentido distorcido. A confiança de Jesus na proteção e cuidado do Pai é atacada. Mais uma vez o diabo tenta semear dúvida e orgulho em seu coração.

A RESPOSTA: Também está escrito: “Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus”.

Jesus não se deixa enganar e responde com a mesma moeda (“também está escrito”), desmascarando, a interpretação e aplicação incorretas que o tentador havia feito do texto bíblico citado. O cuidado do Pai por sua vida não precisava ser provado. Não era necessário testar o Pai para saber que ele o amava como Filho. Ele já havia dito isso.

Na Próxima Semana:  Série JESUS – Tentação (Última Parte)

Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/tentacao/

Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha