LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

31ª SEMANA 2020 - Aplicação de 10 à 15/08/2020

FAMÍLIA DA FÉ.

(Última Parte)

CRESCENDO PARA DENTRO

 Vamos ler: Colossenses 1: 9-12

Nesse segundo trecho Paulo menciona mais uma vez o crescimento do evangelho. Mas dessa vez ele está falando de outro tipo de crescimento: O CRESCIMENTO INTERIOR.

PERGUNTA: Desde que você creu em Cristo, o evangelho cresceu dentro de você? Você consegue apontar frutos na sua vida que tornam evidente esse crescimento interior?

Mais uma vez Paulo está alegre. Mais uma vez ele está orando e agradecendo a Deus. Dessa fez seu júbilo é porque os irmãos da fé, tem tido suas vidas transformadas.

É muito importante compreendermos este aspecto, pois uma pessoa que se diz cristã, deve evidenciar esse fato por meio de frutos em sua vida que mudam completamente seus hábitos, suas reações, seus relacionamentos, suas prioridades e seus sonhos.

Da mesma forma que uma criança biológica encontra em sua família ambiente propício para crescer e se desenvolver, uma pessoa que recebe a Cristo vai encontrar na sua FAMÍLIA DA FÉ ambiente adequado para crescer espiritualmente.

Ninguém cresce espiritualmente sozinho. Antes deve encontrar junto aos irmãos incentivo e ferramentas para desenvolver a sua fé. Paulo fala sobre alguns aspectos que devem ser desenvolvidos:

  1. Conhecimento da vontade de Deus: aprender sobre a bíblia e conhecer o caráter e o coração de Deus. Isso se dá por meio de devocionais, estudos, mensagens e aulas.

  2. Sabedoria e entendimento espiritual: sabedoria e entendimento são a habilidade de aplicar o conhecimento nas situações da vida, na tomada de decisões e nos relacionamentos, além de conseguir discernir situações de maneira espiritualmente mais profunda. Isso se dá por meio de revelação do Espírito Santo, observação atenta, além de conversas de discipulado e aconselhamento.

  3. Viver de maneira digna: após receber imputs de conhecimento e sabedoria, um cristão começa a evidenciar mudanças em suas atitudes. Não são mudanças exteriores forçadas, mas sim mudanças genuínas, de dentro para fora. Esse processo vai se consolidando com mais devocionais, estudos e discipulado.

  4. Frutificar em boas obras: um passo fundamental para continuar crescendo e sendo transformado é se envolver com o serviço em sua igreja local. Ao se envolver nas atividades da sua igreja, um cristão descobre a alegria de ser usado por Deus na vida de outras pessoas, além de descobrir seus dons e chamado.

  5. Fortalecimento espiritual: a vida traz consigo desafios e momentos difíceis. Nada melhor do que estar conectado a uma família da fé, onde é possível receber orações, apoio, encorajamento e fortalecimento.

CONCLUSÃO
Muito impressionante perceber como Deus planejou o crescimento, pois o evangelho só pode crescer por meio da ação de pessoas. O evangelho não cresce por si só. Para que ele cresça, seja para dentro, seja ao redor, é necessário que uma pessoa aja como canal de Deus na vida de outra pessoa.
Somos cooperadores de Deus e temos o privilégio de agir na vida uns dos outros. Deus sonhou este ambiente de uma família da fé como o local propício para que pessoas nasçam de novo sendo adotadas como filhos de Deus e para que se desenvolvam até se tornarem maduras. Você não pode crescer sozinho. As pessoas ao seu redor também não.

Reflita com as pessoas presentes como está o coração do grupo acerca destes dois tipos de crescimento: ao redor e para dentro.

PERGUNTA: Você está conectado à sua família da fé?

Liste quais atividades você participa regularmente a fim de crescer e frutificar:

  • GDC’s,
  • Cultos,
  • EBD’s,
  • Ministérios,
  • Departamentos
  • Escala de Serviços.

PERGUNTA: Você se alegra com o crescimento do evangelho ao redor? O que você tem feito para contribuir?

Na Próxima Semana:  Série JESUS – O Nascimento de Jesus. (1ª Parte)

Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/familia-da-fe

Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha