LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

26ª SEMANA 2020 - Aplicação de 06 à 11/07/2020

TODA A CASA TEM SEUS SEGREDOS.

(Última Parte)

MENTALIDADE DE ESCRAVO
A postura do irmão mais velho mostra o outro lado da mesma moeda, chamada de ‘mentalidade de escravo’.
O irmão mais novo cometeu erros e queria compensar seus erros diante de Deus trabalhando como escravo.
O irmão mais velho demonstra uma atitude muito semelhante.
Ele estava ao longo de muitos anos trabalhando, crendo que seu desempenho o faria ser aceito, reconhecido e aprovado diante de Deus.
Sem perceber, muitos cristãos se tornam pesados, religiosos e frios espiritualmente por achar que seu relacionamento com Deus se baseia em mérito.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2:8,9)

Ninguém tem do que se gloriar diante de Deus. Tanto a nossa salvação quanto a nossa santificação ocorrem pela graça.
Uma atitude de gratidão a Deus é o que vai destravar sua vida espiritual e vai te levar a viver um cristianismo vivo, que está baseado no que Deus fez por você e não no que você faz por Ele.

PERGUNTA: Você tem vivido um cristianismo pesado? Qual sua motivação ao trabalhar para Deus?

O PAI TEM O MELHOR PARA CADA UM
O Pai não olha para nós a partir dos nossos méritos e também não retribui dessa forma. Deus tem o melhor para cada um. Não o melhor que desejamos ou o que merecemos. Deus tem o melhor da parte d’Ele para nós e Ele provou isso enviando seu filho para morrer em nosso lugar.

Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:32)

Compreender o coração do Pai transforma nossa relação com Deus e transforma nosso olhar acerca de como Ele trata as outras pessoas. Essa parábola nos ajuda a compreender que o filho mais novo aprontou de tudo e recebeu o amor do Pai sem merecer. Da mesma forma, o irmão mais velho que aos seus olhos foi “fiel e dedicado”, mas na realidade demonstrou rebeldia e intolerância, também recebeu o amor do Pai sem merecer.

Um bom cristão não merece o amor de Deus, tanto quanto um ateu promíscuo. Mesmo sem a gente merecer, Deus não poupou esforços para provar seu amor e deu o que Ele tinha de melhor.

PERGUNTA: Você reconhece que não é capaz de ser aceito por Deus pelos seus méritos? Seja você alguém que tem se aberto agora para Deus ou seja você um cristão com anos de caminhada, deseja receber hoje o amor do Pai por meio da graça?

REFLEXÕES FINAIS E ORAÇÃO
Nesse contexto de isolamento social, a parábola do filho pródigo nos mostra que tem pessoas hoje sofrendo por não estarem desfrutando o amor de Deus.

  • De um lado aqueles que, como o filho mais novo, tem a ilusão de que vão encontrar fora da casa do Pai, em prazeres e projetos terrenos, sua alegria.

São pessoas que estão aflitas porque o sentido da sua vida está nas realizações e por causa da crise mundial estão perdidas e sem saber como vai ser.

  • Por outro lado, temos aqueles que, como o irmão mais velho, não estão conseguindo confiar na generosidade do Pai.

Estão com medo, sem saber se terão o que comer, sem confiar que tudo o que Deus tem está disponível àqueles que são aceitos como filhos pela fé.

Vamos pensar um pouco:

  • Em que situação se encontram as pessoas à sua volta?
  • Você conhece pessoas que não estão participando da festa na casa do Pai?

Separem um momento para orar por essas pessoas.

TAREFA: Peça para todos assistirem durante esta semana o Clip do André Aquino + Ana Paula Valadão | Som Do Reino

Link: https://www.youtube.com/watch?v=G7YmuvO8yQY

Tem a ver com a próxima lição.

Na Próxima Semana:  FAMÍLIA ABENÇOADA. (1ª Parte)