LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

25ª SEMANA 2020 - Aplicação de 29 à 04/07/2020

TODA A CASA TEM SEUS SEGREDOS.

(5ª Parte)

CONFLITOS EM CASA – problema 2        

A queixa do irmão mais velho revela um outro aspecto dos conflitos dentro de casa. Esse aspecto está bem ligado à busca por reconhecimento e funciona como um fator de agravamento. É como se essa fonte 2 trouxesse uma pimenta a mais ao problema. Estamos falando sobre a comparação.

Todas as pessoas estão buscando em seu íntimo alguma forma de reconhecimento e muitas vezes se frustram e se magoam quando ficam se comparando com os outros. O irmão mais velho ficou indignado porque comparou suas atitudes com a do seu irmão mais novo e comparou as reações do Pai.

A COMPARAÇÃO TRAZ ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS AOS RELACIONAMENTOS FAMILIARES. Vamos ler alista:

  • Um irmão sente que o outro é favorito ou possui privilégios
  • Irmãos brigam, se rebelam e se sentem injustiçados
  • Os pais se sentem deixados de lado, já que seus filhos só dão valor ao que é ‘de fora’
  • Uns ficam irritados com os outros porque seu familiar só fica na internet e não dispensa atenção presencial de qualidade
  • A esposa sente que seu marido dá mais atenção ao trabalho, à mãe dele ou os seus hobbies do que a ela
  • O marido se sente sozinho porque ninguém gosta de fazer com ele seus programas favoritos

PERGUNTA: Você tem o hábito de se comparar com outras pessoas? Você carrega alguma ferida que foi resultado de comparação?

NÃO FIQUE DE FORA DA FESTA

A Bíblia chama de amargura uma semente perigosa que é lançada nos corações diante de uma ferida, injustiça ou frustração. Quando essa semente cresce, criando raízes, ela contamina a vida da pessoa e de todos ao redor.

“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” Hebreus 12:15

Quando uma pessoa dá às suas feridas um lugar especial, essa pessoa se torna um reflexo da própria ferida, passando a ver tudo à sua volta dessa maneira, inclusive passando a ver de forma distorcida o próprio relacionamento com Deus.

Uma pessoa adoecida pela comparação e pela busca por reconhecimento acaba perdendo o melhor da festa. Repare que a mágoa impediu o irmão mais velho de se alegrar e de festejar. Além disso, aquele irmão mais velho estava cego e não conseguia mais perceber o amor do Pai por ele.

PERGUNTA: Você consegue comemorar as vitórias das outras pessoas? Quando alguém perto de você está alegre isso afeta seu sentimento de valor próprio?

Na Próxima Semana:  TODA CASA TEM SEUS SEGREDOS. (Última Parte)