LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

19ª SEMANA 2020 - Aplicação de 18 à 23/05/2020

MORTO OU VIVO?

(1ª Parte)

Você já parou para pensar sobre o título do nosso estudo? De verdade, pare um instante e reflita sobre a seriedade dessa pergunta.

Talvez alguns vão pensar:O estudo está atrasado, esse tema deveria ser ministrado à um mês atrás.
Será? É isso mesmo?

O que foi tema nos céus desde a eternidade, o mais importante acontecimento, o ápice do projeto de Deus será lembrado e resumido a apenas um dia?

Mês passado, mais precisamente dia 12 de abril, celebramos a Páscoa. Para alguns, talvez essa tenha sido a mais diferentes de todas as celebrações de Páscoa, porém, para outros, como sempre acontece em todos os anos, foi apenas mais um final de semana.

Falamos, gritamos, declaramos e questionamos a investida comercial que gira em torno desta data.
Mas tirando todo o consumismo e fantasias acrescidas à esta data, O QUE A PÁSCOA REALMENTE SIGNIFICA PARA VOCÊ?  O que gerou em seu coração a lembrança deste acontecimento?

Se você simplesmente passou por esse final de semana, sem que o seu coração fosse cheio de gratidão, alegria, confiança e esperança, quero te dar algumas hipóteses para explicar por que você pode estar neutro ou indiferente à Páscoa.

Em primeiro lugar, pode ser que você não creia que Jesus ressuscitou. Talvez você seja simpatizante de Jesus e do seu ensino; pode ser que até se diga cristão. Mas se você olhar no fundo do seu coração, você não tem tanta convicção para responder a essa pergunta: Jesus está vivo ou morto?

Em segundo lugar, pode ser que você tenha entrado em uma espécie de piloto automático. Você crê que Jesus ressuscitou, mas na prática ele não tem estado tão vivo em seu coração e você tem seguido por conta própria.

Paulo faz uma afirmação contundente:E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados”. 1 Coríntios 15:17.

Não tem como estar neutro à Páscoa. Se você crê que Jesus está vivo, não há situação embaraçosa ou complicada para Ele. Não há nenhum motivo para temer.

PERGUNTA: Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?

Como já citado, no dia 12 de abril celebramos a data mais importante do calendário cristão: a Páscoa.
Celebramos a maior vitória que já existiu: a vitória sobre a morte. Ao longo da história, tivemos muitos líderes que ensinaram com profundidade e sabedoria; muitos que tiveram atitudes exemplares e que realizaram grandes feitos. Mas diferente de todos os outros, Jesus é o único que nem mesmo a morte foi capaz de contê-lo; seu túmulo está vazio. Por isso temos todos os motivos para celebrar!

PERGUNTA: Talvez você conheça Jesus de ouvir falar. Gostaria de aprender o que a Páscoa pode mudar em sua vida? Talvez você seja cristão há bastante tempo. Será que você compreende de forma completa o que a Páscoa significa em sua vida?

Na Próxima Semana:  MORTO OU VIVO. (2ª Parte)

Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/morto-ou-vivo/

Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha