LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

17ª SEMANA 2020 - Aplicação de 04 à 09/05/2020

PERMANECER NELE

(2ª Parte)

No texto de João 15:1-8 a grande palavra-chave é o verbo permanecer. Ele aparece 8 vezes nesse texto.

Vamos, agora, nos aprofundar nessa verdade, analisando as principais ocorrências de “permanecer” no texto de João 15.4-7.

  1. “PERMANEÇAM EM MIM, E EU PERMANECEREI EM VOCÊS”. Que verdade maravilhosa!

Podemos ter a confiança de que, quando permanecemos em Jesus, ele também permanece em nós.

Essa pode parecer uma afirmação óbvia, já que não há como uma coisa permanecer em outra sem que a outra permaneça na uma (rsrsrs).  Contudo, há algo mais profundo aqui:
A relação entre Jesus e o seu discípulo é uma via de mão-dupla, de modo que, todas as ações do discípulo em favor do Mestre são retribuídas pelo Mestre em favor do discípulo.
Quando o discípulo busca ao Mestre com paixão e persistência, o Mestre não apenas se deixa encontrar, mas também busca ao seu discípulo com o mesmo fervor, promovendo um poderoso encontro entre eles.

A Palavra de Deus diz, em Tiago 4.8: “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!”. Nenhuma busca ao Senhor é vã! Nenhuma caça ao tesouro de Jesus terá por recompensa o vazio da decepção! “Todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta”, Mateus 7.8.

  1. “VOCÊS TAMBÉM NÃO PODEM DAR FRUTO SE NÃO PERMANECEREM EM MIM.”

O propósito único de um ramo é dar fruto. Para isso, é indispensável que ele permaneça na videira, pois não tem condições de frutificar em si mesmo.

Assim também, o discípulo de Jesus jamais conseguirá cumprir o seu propósito por si, pois depende do Senhor para isso.

Isso não diz respeito apenas a questões de igreja, como ganhar pessoas e multiplicar GDC’s. Isso diz respeito à vida como um todo.

Você jamais conseguirá cumprir o seu propósito de vida se não permanecer em Jesus. Você jamais conseguirá ser o homem, o marido, o pai, o filho, o estudante, o trabalhador, o cristão, o líder que você poderia ser se não permanecer em Jesus. E o mesmo vale para as mulheres, é claro!

Permanecer em Jesus, então, é uma questão de vida ou morte!

É o que determina o verdadeiro sucesso ou fracasso na vida. Aquele que permanece em Jesus alcança a realização de seu propósito. O que não permanece, amarga a frustração da inutilidade.

Na Próxima Semana:  EU DECIDO PERMANECER NELE. (Última Parte)