LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
45ª SEMANA 2019 - Aplicação de 25 à 30/11/2019

COMO POSSO TER CERTEZA DA MINHA SALVAÇÃO?
(1ª Parte)
Na IOBPC-PSJ entendemos que a SALVAÇÃO deve ser a ideia central em nossas ministrações. Por isso, procuramos enfatizar em todas as programações e eventos esse tema. Isso faz todo sentido, já que a salvação é o principal tema da Bíblia.
Por se tratar de tamanha importância, queremos abordar o tema “CERTEZA DA SALVAÇÃO”.
E vamos começar lançando a pergunta principal que servirá como quebra-gelo de hoje: É possível termos certeza da nossa salvação? O que você acha? Você tem certeza da sua salvação?
E se você acha que sim, a próxima pergunta é: Como alguém pode ter a certeza da sua salvação? Se você tem certeza da sua salvação, em que se baseia?
Há muitos textos bíblicos que tratam sobre salvação. Desde o Velho Testamento, a história registra a revelação progressiva do plano de salvação de Deus para a humanidade, o qual tem seu clímax e consumação na vida, na morte e na ressurreição de Jesus Cristo.
E se a Bíblia revela o caminho da salvação, ela também apresenta as respostas à nossa grande pergunta de hoje, “como posso ter certeza de minha salvação?”, na forma de quatro evidências ou provas principais de que uma pessoa foi realmente salva. Vamos a elas:
- SÓ É SALVO QUEM TEM FÉ EM JESUS
A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé.
Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva.
Por outro lado, aquele que crê em Cristo pode ter a segurança da certeza de estar salvo. João 3.16-18 afirma: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus”.
PERGUNTA: Quantas vezes a palavra “crer” aparece neste texto? O que é crer em Jesus?
Segundo a Bíblia, crer não é apenas acreditar, mas, sim, confiar. Há muitas pessoas que acreditam em Deus e em Jesus, ou seja, pensam que Deus existe e que a história de Jesus é verdadeira, mas não são salvas. Não são salvas porque, apesar de acreditar, não entregam em confiança suas vidas a Jesus, como “o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6), ou seja, não têm Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal.
Na próxima Semana: COMO POSSO TER CERTEZA DA MINHA SALVAÇÃO? (2ª Parte)
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha