LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

38ª SEMANA 2019 - Aplicação de 07 à 12/10/2019

LIVRE-SE DO CONTROLE.

(2ª Parte)

CONFIANÇA TOTAL
Em Lucas 1:26-38 encontramos uma das mais surpreendentes histórias registradas nas escrituras.

Leia o texto com seu GDC. Após a leitura respondam juntos às perguntas abaixo:
PERGUNTA 1: O que Maria sentiu com a chegada do anjo, conforme verso 29?
PERGUNTA 2: Em nossa reunião de GDC hoje, há alguém se sentindo perturbado, confuso, sem saber como agir ou que direção precisa tomar?

  • Separe um tempo para orar por essas pessoas.

PERGUNTA 3: Vamos imaginar quantos anos Maria tinha quando recebeu a visita do anjo?

PERGUNTA 3: Quais eram as implicações em sua época caso Maria fosse descoberta grávida sem estar casada?

PERGUNTA 3: Maria chegou a conversar com seu noivo José antes de tomar uma decisão e dar sua resposta ao anjo?

Lendo agora esta história, pensamos que foi fácil para Maria confiar em Deus e render-se a Ele. Afinal, ela seria a mãe de Jesus. Mas pense bem, ela era muito jovem. Como qualquer outra adolescente da sua idade e da sua época, ela era cheia de sonhos. Ela sonhava em se casar, ela tinha seus próprios planos. E ela teve que escolher entre seus planos e os planos de Deus, entre os seus sonhos e o propósito divino. Ela teve que escolher entre seu controle e o chamado de Deus!

Pense no medo de ficar grávida de repente, de uma forma tão anormal. O que vai acontecer? Imagine a pressão sobre ela. Ela agora nunca mais seria uma garota normal.

Não era o que ela estava buscando naquela hora. Mas mesmo assim ela não retrucou dizendo que aquilo não seria conveniente naquele momento, sugerindo ao anjo para esperar passar o casamento. 

E o que os outros falariam dela? E o que seu noivo José faria ao saber? E o risco de morte pela punição da lei prevista para os casos de fornicação (sexo antes do casamento).

Nós sabemos o final da história, mas ela não tinha a menor ideia do que iria acontecer. Teria apenas que confiar em Deus e entregar o controle da sua vida totalmente a ele. Maria teve que decidir entre:

  • Seus próprios planos para a sua vida ou o propósito de Deus.
  • Seus sonhos ou o destino traçado por Deus para a vida dela.
  • Seu desejo de controlar a sua vida ou o chamado de Deus.

E mesmo não tendo todas informações, sem ter entendido como tudo seria, mesmo sem saber de todo o plano, ela escolheu confiar que Deus tinha um propósito para a vida dela, e decidiu confiar em Deus.

Na próxima Semana: LIVRE-SE DO CONTROLE (Última Parte)