LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

30ª SEMANA 2019 - Aplicação de 12 à 17/08/2019

JESUS CRISTO, MÉDICO.

(1ª Parte)

LEITURA BÍBLICA: Lucas 5.12-16
Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Quando viu a Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e rogou-lhe:Se quiseres, podes purificar-me”.
Jesus estendeu a mão e tocou nele, dizendo:Quero. Seja purificado!”
E imediatamente a lepra o deixou. Então Jesus lhe ordenou:Não conte isso a ninguém; mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”.

Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Mas Jesus retirava–se para lugares solitários, e orava.

O tema das próximas semanas está entre os mais debatidos no cristianismo. A questão da cura costuma provocar mal-entendidos e até confusão.

 SERÁ QUE DEUS CURA MESMO AS ENFERMIDADES HOJE EM DIA?

  • Existem os sensacionalistas, que às vezes abusam da fé das pessoas e iludem e magoam muita gente.
  • Existem os que acreditam e até ensinam que basta confessar várias vezes a cura para recebê-la, pois tudo depende da fé do enfermo.
  • Existem os acreditam que Jesus curou enquanto esteve na terra, mas que creem e defendem que o tempo dos milagres já passou, e que hoje em dia não existem mais curas sobrenaturais.

PERGUNTA 1: E você, em que você acredita?

PERGUNTA 2: Você sabe o que a Bíblia afirma sobre este tema?

Se pretendemos encontrar uma perspectiva bíblica para a cura, antes de mais nada precisamos observar Jesus, o médico dos médicos.

Jesus curou enfermos e exerceu um intenso e poderoso ministério de libertação. Como o pecado do qual ele veio salvar-nos não só separou o homem de Deus, mas também separou o homem de si mesmo e afetou seu corpo, o homem tornou-se um ser em conflito, um ser doente, vivendo numa natureza que também está doente e gemendo.

Por isso Jesus veio ao mundo para salvar, curar e restaurar. Ele preocupava-se com a situação dos enfermos, sempre usava de muita ternura e tratava pessoalmente com os necessitados.

JESUS CURAVA MOVIDO POR COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA.
No texto lido, apenas uma de muitas referências bíblicas sobre curas no ministério de Jesus, vemos um homem sofrendo uma doença mortal, a lepra.

No tempo de Jesus era uma enfermidade que causava pavor e era carregada de imenso estigma social. Por ser contagiosa, os enfermos eram marginalizados e obrigados a viver separados. Então imagine aquele homem correndo em direção a Jesus, prostrando-se e exclamando: “Senhor, não tenho a menor dúvida quanto ao seu poder. O Senhor é a minha única esperança. Se estiver disposto a isso, sei que pode me curar”.

No mesmo instante, Jesus estendeu a mão para ele, escolheu tocar nele e o curou instantaneamente.

Na próxima Semana: JESUS CRISTO, MÉDICO (2ª Parte)