LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
08ª SEMANA 2025 - Aplicação 10 a 15/03/2025

Série: SOB NOVA DIREÇÃO.
COMO CHEGAR PERTO DE DEUS?
(3ª Parte)
- Ele teve que assumir a sua responsabilidade.
Ele teve que ser honesto, assumir a própria culpa e admitir o seu pecado.
Veja Lucas 15.17-18. Quando caiu em si, ele assumiu o seu pecado. Admitiu que viver sem o Deus Criador não tinha sentido, era loucura e não funcionaria jamais.
Precisamos entender uma coisa: quando nos sentimos afastados e longe de Deus, nunca podemos dizer que foi Deus quem se afastou de nós, porque ele nunca faz isso.
Ele sempre nos ama, quer-nos perto Dele, cuida de nós mesmo sem merecermos e ainda nos oferece perdão incondicional.
Em Isaias 59.2 está escrito que os nossos próprios pecados é que nos afastam de Deus. Foi o filho que se afastou de seu pai que, por ser tão amoroso, permitiu que ele usasse a sua liberdade de escolha. Exatamente como Deus faz conosco.
A grande verdade é que nós é que escolhemos a distância que queremos de Deus.
O filho disse ao seu pai: “Pai, pequei contra o céu e contra ti”.
Não justificou, não deu desculpas, não transferiu a culpa.
No Salmo 51.1-4, Davi compartilha a sua experiência, após ter pecado e se afastado de Deus. Para voltar para Deus, ele confessou: “Eu reconheço as minhas faltas” e Deus perdoou seu gravíssimo pecado e restaurou a sua vida.
Em Isaías 1.18, a Bíblia também mostra como Deus reage quando assumimos os nossos pecados. Ele diz com toda a clareza possível: “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão”.
Ou seja, Deus está dizendo:
“Eu posso remover toda a mancha do seu pecado, eu posso limpar você completamente. Se voltar para mim, Eu vou perdoar você”.
Para chegar perto de Deus, o caminho de aproximação é o arrependimento sincero e a confissão do nosso pecado.
PERGUNTA: Você se arrepende dos seus pecados e se aproxima de Deus com o coração sincero?
- Ele teve que se levantar e se apresentar perante o seu pai.
Ele se apresentou diante de seu pai. Com certeza o pai queria ter ido atrás de seu filho, mas ainda que fosse difícil, sua sabedoria o ensinava que o filho mesmo precisaria dar aquele passo. E ele estava certo; seu filho voltou por si mesmo.
Em Lucas 15, compare os versos 12 e 21 e veja a grande mudança de atitude do moço.
Antes ele exigiu “Dê minha parte”. Agora, quebrantado, ele pede ao pai “faça-me teu servo”.
Antes era “dá-me”, agora é “faça-me”.
Ele decide mudar de uma vida autocentrada para uma vida centrada na vontade de Deus. A nossa transformação acontece quando decidimos mudar de uma vida autocentrada (meu trabalho, meu sucesso, meus direitos) para uma vida centrada em Deus (faça-me como um dos teus servos).
Transformação acontece quando me apresento para Deus, necessitado e arrependido de coração, e peço a Deus para fazer na minha vida o que Ele deseja fazer, e assim fazer de mim o homem que eu deveria ser. Deus sempre atenderá um pedido como este.
Veja Isaías 57:15: Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito”.
PERGUNTA: Sua vida ainda é autocentrada ou já está centrada na vontade de Deus? Dê exemplos de quais mudanças você observa.
Ele celebrou, com gratidão e louvor, a sua volta para casa. Quando volta para casa, o filho não é acusado ou castigado, mas totalmente aceito. Ele é abraçado, beijado, e é recebido com festa pelo pai.
Esta é uma palavra de Deus para nós. Como Deus responde quando dizemos para Ele “basta com a minha vida anterior, eu assumo meus pecados, me arrependo e que Deus me faça um dos seus servos”?
Deus corre para nos encontrar, põe seus braços em nossos ombros e nos beija. E como o pai da parábola, Deus também ordena; “Deem o melhor ao meu filho”. Quando voltamos para Deus, não há condenação, mas sim uma grande celebração. O Senhor tem o melhor para nós, como jamais imaginamos.
Nós fomos feitos para o melhor. Não para viver uma vida boa no sentido mundano, mas para viver a melhor vida, a que só Deus pode nos dar.
Basta pedirmos: “Faça de mim exatamente o que fui feito para ser”. Só resta então celebrar a volta para casa, o amor, o perdão e as demais bênçãos recebidas do Pai.
É por isso que Davi, cheio de gratidão pelo perdão recebido, compõe o Salmo 68. No verso 4 ele escreve: “Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele!”.
Todo aquele que se achega perto de Deus desta maneira torna-se um adorador intenso e cheio de gratidão.
PERGUNTA: Você já voltou para a casa do Pai? Você tem celebrado e agradecido, exercitado sua postura de adorador?
CONCLUSÃO
Quanto mais perto de Deus uma pessoa estiver, mais sua vida será transformada. Por outro lado, quanto mais longe de Deus uma pessoa estiver, mais conformada com o mundo estará. Mais cedo ou mais tarde tudo começa a dar errado quando estamos longe de Deus.
Qualquer pessoa que se aproximar da presença de Deus será transformada.
Para chegarmos perto de Deus precisamos dar alguns passos ensinados por Jesus na história do filho pródigo:
- Precisamos chegar ao limite.
- Precisamos assumir a responsabilidade.
- Precisamos nos apresentar diante de Deus.
- Precisamos celebrar com gratidão as bênçãos que o Senhor nos concede.
Ao escolhermos viver com Deus e perto Dele, nos oferecendo a ele para que nos faça como um dos seus servos, o melhor de Deus é liberado para nós.
Por isso Paulo afirma: “para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Na Próxima Semana uma nova Série: SOB NOVA DIREÇÃO – Como Mudar Nossa Mente. (1ª Parte)
FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/como-chegar-perto-de-deus
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha