LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

03ª SEMANA 2025 - Aplicação de 27/01 à 01/02/2025

JESUS COMEÇOU, QUEM VAI TERMINAR?

(Última Parte)

MUDANÇA DE NATUREZA
Jesus deu uma orientação muito específica aos seus discípulos. Ele ordenou que eles ficassem em Jerusalém até que algo acontecesse.

PERGUNTA: O que os discípulos precisavam esperar em Jerusalém? Por que isso era tão importante?

Lembre-se que Jesus estava chamando os seus amigos para mudar o mundo e levar o evangelho até os confins da terra. Sem dúvidas, aqueles homens simples e tímidos não poderiam fazer aquela obra sozinhos. Por isso era necessário que aguardassem até ser revestidos do Espírito Santo.

Veja por que o Espírito Santo desempenha um papel essencial na vida do crente, sendo fundamental em várias áreas da fé cristã:

  1. Regeneração e Novo Nascimento: O Espírito Santo é responsável por regenerar o crente, proporcionando o “novo nascimento” descrito por Jesus em João 3:5-6: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito”. Esse novo nascimento é a transformação espiritual que inicia a vida cristã.
  2. Habitação e Presença de Deus: O Espírito Santo habita no crente, tornando-o templo de Deus (1 Coríntios 6:19). Ele é a presença constante de Deus na vida de uma pessoa, garantindo uma relação íntima e pessoal com o Senhor.

  3. Capacitação e Poder para Testemunhar: Jesus prometeu que o Espírito Santo daria poder aos seus seguidores para serem suas testemunhas (Atos 1:8). O Espírito Santo capacita os crentes com coragem, sabedoria e dons espirituais para o cumprimento da missão.

  4. Guia e Conselheiro: Em João 16:13, Jesus disse que o Espírito Santo guiaria os crentes “a toda a verdade”. Ele ajuda a discernir a vontade de Deus e a entender as Escrituras, além de ser o Consolador prometido, que conforta em tempos de dificuldade (João 14:26).

  5. Santificação: O Espírito Santo é o agente da santificação, trabalhando para transformar o crente à imagem de Cristo (2 Coríntios 3:18). Ele nos capacita a viver uma vida santa, ajudando-nos a resistir ao pecado e a praticar as virtudes cristãs.

  6. Distribuição de Dons Espirituais: O Espírito Santo concede dons espirituais ao corpo de Cristo (1 Coríntios 12:7-11), para edificar a Igreja e capacitar cada crente a cumprir seu chamado. Esses dons incluem sabedoria, fé, cura, profecia, entre outros.

  7. Fruto do Espírito: O Espírito Santo produz frutos no caráter do crente, como descrito em Gálatas 5:22-23: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Esses frutos são evidências de uma vida transformada.

  8. Convicção do Pecado: O Espírito Santo também tem o papel de convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8), conduzindo as pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo.


CONCLUSÃO
Jesus quer realizar uma grande virada em sua vida, em primeiro lugar mudando suas prioridades e te convidando a participar do maior projeto da História:

A salvação e transformação das pessoas.

Em segundo lugar, Jesus sabe que você não pode realizar essa obra sozinho, contando com suas habilidades naturais. Portanto, Ele enviou seu Santo Espírito para te encher do poder e presença dele.

PERGUNTA: Você já nasceu de novo? Você já foi batizado no Espírito Santo? Em qual das oito áreas descritas acima você consegue identificar a ação do Espírito na sua vida?

Faremos agora um tempo de oração e ministração. Prepare um louvor para acompanhar este momento. Desafie os presentes a orarem, seguindo os temas abaixo:

  • Pergunte se todos já entregaram o senhorio das suas vidas a Jesus. Ore por rendição, salvação e novo nascimento.
  • Desafie os presentes a mudarem suas prioridades e os temas das suas orações. Ao invés de orar somente por pedidos terrenos, vamos clamar por temas eternos.
  • Peça ao Espírito Santo para liberar um novo batismo sobre todos nesta hora, liberando sua presença e poder.

Na Próxima Semana uma nova Série: SOB NOVA DIREÇÃO – Como Deus nos Transforma. (1ª Parte)

FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/grande-virada

Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha