LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

46ª SEMANA 2024 - Aplicação de 09 à 14/12/2024

O CENTRO DE COMANDO É JESUS.

(Parte Única)

A tecnologia tem avançado tanto em nossos dias…
Muitas pessoas estão tendo que se reinventar, para poder conviver com tantos avanços tecnológicos. E o que mais me chama a atenção é a busca por essa tecnologia se parecer cada vez mais com o HUMANO.
A   I.A. Inteligência Artificial está cada vez mais incrível. Porém, os próprios criadores da I.A. reconhecem a distância enorme que estão de chegar pelo menos próximo da Inteligência Natural… O Cérebro Humano. A cabeça de um ser humano, ainda é algo completamente desconhecido.
E é exatamente de onde todo o nosso corpo é comandado. A cabeça é o Centro de Comando de todo o corpo.

Ler: Colossense 1:15:23 – NVI.

Colossos fazia parte de uma tríade de cidades que já haviam sido muito importantes. Era a capital do tingimento, em nossos dias, esta qualificação parece sem nenhuma importância, porém, a dois mil anos, ter um tecido colorido, era algo muito raro e tudo o que é raro é caro. Sendo assim, Colossos tinha o um lugar de notoriedade.
Porém, por alguma razão desconhecida a riqueza e a notoriedade se apartou desta cidade a ponto de hoje não haver nenhuma pedra se quer que indique a real localização que esta cidade existiu.
Inclusive no momento em que Paulo escreveu esta carta, Colossos era apenas uma pequena aldeia.

É aí que surgem algumas perguntas: Por que Paulo achou tão necessário escrever uma carta à esta Igreja? A Igreja de Colossos? O que incomodou tanto o apóstolo que estava preso em Roma? Teriam outras cidades muito mais relevantes do ponto de vista populacional a qual não temos registros que ele tenha escrito.

Mas o fato é que nesse agora, no pequeno povoado de Colossos, tinha surgido uma heresia que se tivesse se desenvolvido livremente teria significado a ruína de toda a fé cristã.
O Gnosticismo. Os Gnósticos eram como os “intelectuais” da época e estes estavam descontentes com o que consideravam a rude simplicidade do cristianismo. Assim, eles queriam convertê-lo numa filosofia, para alinhá-lo com as outras filosofias que dominavam a época.

E eis aqui, um dos problemas mais recorrentes na história da Igreja. O ALINHAMENTO com o mundo.

JESUS NÃO VEIO TRAZER MAIS DO MESMO.
Quando Cristo fundou a Igreja, mexeu em todos os alicerces que costumavam ser seguidos. A tradições e costumes, as filosofias e sabedorias humanas, as ciências exotéricas e tudo mais o que estava incrustrado como religião da época, foi descartado.

Jesus vem estabelecer A SUA IGREJA e mexe com todos os demais fundamentos e faz em si mesmo a base de todo o Cristianismo, o fundamento da Igreja. Em meio ao ataque à Cristo e a base de Fé do Cristianismo, é que Paulo então decide escrever essa carta à igreja de colossos.

Então a partir do verso 15 do capítulo 1 da Carta aos Colossenses, Paulo traz 5 Conceitos Inegáveis, irrefutáveis e Fundamentais que a Igreja precisa saber:

  1. Quem é Jesus (v.15)

Cl 1:15: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação,”

  1. O que Ele representa (v.16)

Cl 1:16: “pois por meio dele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer poderes, quer autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.”

  1. Desde quando Ele é (v.17)

Cl 1:17: “Ele é antes de todas as coisas, e por meio dele tudo subsiste.”

  1. Qual é o seu lugar na Igreja. (v.18)

Cl 1:18: “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.”

  1. E ainda o que Ele veio fazer na terra. (v.20)

Cl 1:20: “e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz por meio do seu sangue derramado na cruz.”

O Corpo é a Igreja e Jesus é A Cabeça do Corpo.

A Igreja é o corpo de Cristo, quer dizer, é o organismo através do qual Cristo opera e que participa de todas as experiências de Cristo. O pensamento e a ação da Igreja devem estar sob o governo, a guia e direção de Jesus.
Ele é o princípio da Igreja. (no grego Arquê) No sentido de primeiro e também no sentido de FONTE. Jesus Cristo é a fonte da vida e da existência da Igreja. A Igreja NÃO PRECISA de nenhuma outra fonte que não seja Jesus!!!

Tudo… simplesmente TUDO o que a igreja faz, A FONTE deve ser Jesus.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 2024.

Este ano, foi um marco na vida de todos nós. Foi um ano de muito trabalho, entrega, superação e comprometimento. Um ano de verificar alicerces, de teste de fidelidade, prova de lealdade, de verificação de resistência…
Se olharmos para trás, se começarmos a relembrar momentos, situações e acontecimentos… MEU… DEUS! Literalmente podemos declarar: “Até aqui nos ajudou o Senhor

E hoje, o que vimos é que 2024 foi um ano de realizações, de cumprimento de promessas, de sonhos realizados… mas também de muitas mudanças.
Mudança de espaço físico, mudança de endereço, mudança de nome (PSJ para DNA), mudança de aparência, mudança de visibilidade, mudança de perspectiva, mudança de comportamentos, mudanças de expectativas, mudança de compromissos, mudança de grau de dificuldade, mudança de comprometimento, de responsabilidades, enfim… Vivemos em 2024 a expectativa de mais de vinte anos.

E as vezes isso me parece um pouco assustador!

Mas quando entendo que mudamos muitas coisas, menos a nossa essência, a nossa visão, os nossos objetivos. Então, percebo e constato o que é mais importante…

Continuamos no centro da vontade de Deus, estamos exatamente no lugar onde Deus quer que estejamos.

Continuamos a COMUNICAR o evangelho através da Palavra, abordamos temas específicos e atuais, tendo sempre a Bíblia como referência, COMPARTILHAMOS experiências e dúvidas, e proporcionamos um ambiente de comunhão e CUIDADO mútuo, também CONSCIENTIZAMOS da necessidade de termos lares e famílias instruídas, direcionadas e abençoadas por Deus. E exatamente assim continuamos promovendo o CRESCIMENTO da Igreja de Cristo na Terra.
Buscamos com todas as nossas fazer da OBPC-DNA, “UM BOM LUGAR PARA PERTENCER“.

Olhando para tudo isso, somente uma palavra me vem à mente… GRATIDÃO!

E esse será o tema da última lição de 2024: GRATIDÃO!

Falem, testemunhem e discutam o tema: GRATIDÃO!

Deus os abençoe…

E QUE VENHA 2025!

Na Próxima Semana: GRATIDÃO. (Parte Única)

FONTE: Mensagem do Culto de Ceia dia 03/11/2024.

Pr. Gilberto L. Cunha