LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

45ª SEMANA 2024 - Aplicação de 02 à 09/12/2024

Paralítico que tem amigos, ANDA!

(Última Parte)

4. Amigos amam apesar dos pecados
Naquela época, na cultura judaica, acreditava-se que enfermidades graves eram fruto de pecados igualmente graves. Além disso, paralíticos como os da história acabavam na mendicância e desprezo social.
Apesar de Jesus ensinar que nem sempre uma doença grave tinha como causa pecados sérios, no caso daquele paralitico, parece que havia pecado na história, pois as primeiras palavras de Jesus para ele foram: “Filho, os seus pecados estão perdoados”.

Havia pecado, mas os amigos não olharam para isso.

Ao invés disso, olharam com compaixão para a necessidade dele e para o que Jesus poderia fazer. Foram amigos mesmo sabendo que era um pecador.
Por muito tempo a igreja tem se afastado de todo mundo, talvez com a ideia de não ser cúmplice, ou de não se contaminar. Mas a Bíblia mostra que a luz tem que ser colocada justamente onde ela está faltando, onde há trevas.

PERGUNTA: Você já se sentiu julgado ou já fizeram fofoca com seu nome? Como podemos acolher as pessoas sem julgar, mas, ao mesmo tempo, sem aprovar aquilo que a Bíblia não aprova?

Quando Jesus veio ao mundo, ele conviveu com pecadores ao ponto de ser apelidado, pejorativamente, de “amigo de pecadores”. Se Jesus era amigo de pecadores, então nós também precisamos ser amigos de pecadores, para conquistar o coração e amizade deles e assim levá-los ao Salvador.

PERGUNTA: Você tem amizade com pessoas não cristãs ou convive somente com crentes?

Ao longo desta lição, vimos que:

  1. Amigos nos carregam e conduzem.
  2. Amigos ultrapassam os obstáculos e abrem portas aonde elas não existem.
  3. Amigos verdadeiros nos colocam na frente de Jesus e acreditam por nós.
  4. Amigos amam apesar dos pecados.

Se você deseja honrar a Deus e entrar no seu mover redentor, sendo parte de seu projeto de transformação de vidas, você precisa estar disposto a ser amigo das pessoas à sua volta. Mediante relacionamentos, Deus vai te abençoar e, por meio de relacionamentos, você será usado para levar muitas pessoas a Cristo e ajudar muitos “paralíticos” a andarem.

GDC é lugar de viver relacionamentos desse tipo. Lugar de conhecermos as necessidades uns dos outros e lugar de carregarmos uns aos outros.
Um GDC vivo também olha para fora e ajuda a trazer para perto de Jesus todos aqueles amigos que ainda estão acamados em suas paralisias e pecados.

DESAFIO:

Cada membro presente, relacione 2 amigos que ainda não aceitaram a Cristo ou que estejam afastados.
Promova uma semana de oração por cada nome apresentado.
Assim como o paralítico foi carregado até Jesus pelos seus amigos, inclusive, estes não mediram esforços, subiram no telhado, tiraram as telhas que davam acesso à Jesus e o desceram por cordas, mesmo na maca.
Assim também, “carregue” esses dois amigos até Jesus, trazendo-os para os 12 dias de Clamor.

Começando pelo CULTO DA VIRADA.

Se for preciso, “tire as telhas”, mesmo que o seu amigo “esteja em uma maca”, carregue-o com maca e tudo.

Não deixe que nada impeça dele chegar até Jesus!

O milagre…Jesus irá fazer!

Na Próxima Semana: O CENTRO DE COMANDO É JESUS. (Parte Única)