LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

36ª SEMANA 2024 - Aplicação de 30/09 à 05/10/2024

ANDE COMO ELE ANDOU

(2ª Parte)

2. O verdadeiro filho de Deus ama seu irmão. (1João 2.9-11)

 “Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.”

 João utiliza antíteses para nos ajudar a entender a diferença entre o verdadeiro e o falso crente: Ele contrasta a luz com as trevas, bem como o amor com o ódio.

O amor pertence à luz, mas o ódio pertence às trevas. O crente é chamado de “filho da luz” em João 12.36 e o não crente é como um cego, porque nem percebe o quanto é egoísta, o quanto guarda ódio e rancores, e por isso mesmo, imputa aos outros todas as culpas.

Segundo João, é impossível dizer que conhece a Deus e ao mesmo tempo não amar as pessoas ao redor.

O amor é a marca do nascido de novo.

PERGUNTAS:

  • Você percebe que seus sentimentos e atitudes para com as pessoas foram transformados desde a sua conversão a Cristo? Alguém poderia compartilhar uma experiência neste sentido?
  • Objetivamente, você pode afirmar que recebeu uma nova capacidade de amar e perdoar após a sua conversão?


3. O verdadeiro filho de Deus permanece n’Ele. (1João 2.24-25)

“Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.”

Antes de mais nada, convém lembrar que a expressão “vida eterna” encontrada no verso 25 é a palavra grega “zoe” no original, que significa uma modalidade de vida e não meramente vida sem fim.

Então o que João está dizendo é que se as verdades do evangelho e o Espírito Santo permanecerem em nós, o poder transformador de Deus produzirá o mesmo tipo de vida que Jesus viveu nos seus dias, fazendo-nos participantes da natureza divina (2 Pedro 1.4).

O padrão de Jesus para os seus discípulos é vida abundante. (João 10.10)

PERGUNTAS:

  • Por que João usa a expressão “cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês”? O que significa “cuidar”? Quem é responsável por ter este cuidado?
  • Qual a relação entre estes versos e a parábola da videira verdadeira, em João 15.1-8?


4. O verdadeiro filho de Deus pratica a justiça (1João 2.28-29)

“Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda. Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.”

João afirma que aqueles que praticam a justiça são nascidos de Deus.

A palavra usada no grego para justiça é dikaiosune, que significa: integridade, virtude, pureza de vida; pensamento, sentimento e ação corretos.

E esta é uma das mais importantes verdades do Novo Testamento:

O cristianismo requer um novo nascimento e não meramente uma conversão a alguns valores e princípios religiosos.

O nascido de novo é diferente, pois recebe a natureza de Jesus. Praticar a justiça será natural para quem já nasceu de novo.

PERGUNTAS:

  • Desde a sua conversão, você tem praticado a justiça?
  • Você naturalmente tem começado a agir de maneira diferente de como agia anteriormente e diferente do mundo?

Na Próxima Semana: ANDE COMO ELE ANDOU  (Última Parte)