LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

35ª SEMANA 2024 - Aplicação de 23 à 28/09/2024

ANDE COMO ELE ANDOU

(1ª Parte)

Estamos na reta final da nossa série: Viva Como Filho de Deus! Tem sido um tempo maravilhoso de proximidade com Deus e inspiração.

PERGUNTA: Quem lembra o tema da mensagem que preguei na última quinta-feira dia 12/09?

Falamos do “Pedinte ou Mendigo”, falamos do “Conhecido” e falamos do “Filho”, lembram?

Vivendo como Filhos”, esse foi o tema.

E falamos a respeito de coisas boas que o Pai Celestial nos dá, também do seu cuidado em não nos dar “pedra e nem cobra”.
Este relacionamento, mesmo que de nossa parte não tenha um “trafego equilibrado entre as vias”, na verdade é uma via de mão dupla e se temos as benesses e direitos de filhos, também temos as responsabilidades de sermos como tais.

Um filho que ama e honra seu pai, se importa com aquilo que o pai se importa.

Esse filho tem prazer em agradar o pai e está com o coração alinhado ao dele. O fato é que Deus ama as pessoas e se importa, não só com os problemas terrenos, mas principalmente com a eternidade delas.

Se somos filhos de Deus, também devemos nos importar com as pessoas à nossa volta e devemos nos dispor, como canal de Deus, para mudar a eternidade delas.

Assim, vamos começar o encontro de hoje orando pelas pessoas ao nosso redor.
(Aplicação: organize os presentes em duplas ou trios e peça que orem por pessoas próximas que ainda não vivem como filhos de Deus.)

Nosso desafio nesta lição é aprender a andar como Jesus andou, afinal, um verdadeiro filho de Deus segue os passos d’Ele. Neste estudo, destacaremos alguns aspectos cruciais para alguém que deseja andar, viver e agir como Jesus em nossos dias.
Em cada tópico desta lição, teremos perguntas e reflexões acerca de textos bíblicos bem diretos encontrados em 1 João. (Promova conversas e aplicações, deixando que cada um reflita sobre a autenticidade de sua experiência com Jesus).

Segundo João, o cristão nascido de novo irá manifestar algumas marcas de comportamento que são características de um verdadeiro filho de Deus.

Seu maior argumento é que a prova do que somos não é o que dizemos, mas o que praticamos.

Ao escrever sobre isso de forma tão clara, João presta uma enorme ajuda a todos que desejam avaliar com sinceridade se a obra de Deus em sua vida é genuína e se o seu relacionamento com Ele é real.

VEJAMOS ENTÃO QUAIS SÃO ESTAS MARCAS:

  1. O verdadeiro filho de deus obedece aos seus mandamentos.

Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” (1João 2.3-6)

A Bíblia afirma que nosso conhecimento de Deus é demonstrado de uma maneira prática e concreta. Demonstramos o conhecimento de Deus quando fazemos aquilo que Ele ordenou.
Se tivermos comunhão e relacionamento com Jesus, seremos santificados dia a dia mediante a operação transformadora do Espírito que reside em nós.

PERGUNTAS:

  • Será que podemos ter certeza que somos filhos de Deus em função de nosso comportamento? Qual é o significado das expressões “sabemos que o conhecemos” e “sabemos que estamos nele”?

  • Você tem obedecido aos mandamentos de Jesus? O que sua resposta significa segundo o texto bíblico?

  • O que você deveria fazer se admite que não está vivendo em obediência aos mandamentos de Jesus?

Na Próxima Semana: ANDE COMO ELE ANDOU  (2ª Parte)