LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
29ª SEMANA 2024 - Aplicação de 05 à 10/08/2024

EXPERIMENTE JESUS
(Última Parte)
JESUS DECIDIU SE APROXIMAR E NOS DAR EXPERIÊNCIAS COM ELE
Vimos que:
“A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifesta”. 1João 1.2
PERGUNTAS:
De acordo com esse versículo, por que podemos ter experiências com Deus?
O que o fato de Deus ter se revelado aos homens revela sobre a sua vontade para eles?
Os apóstolos só puderam ver a vida eterna, dela testemunhar e proclamá-la porque ela lhes foi manifesta. Se Deus não tivesse decidido se revelar aos homens, especialmente por meio de Jesus Cristo, nada poderíamos conhecer sobre ele.
A iniciativa foi divina e não humana, e teve o seu ápice na pessoa de Jesus de Nazaré.
João escreveu em seu Evangelho:
“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória como do Unigênito vindo Pai, cheio de graça e de verdade. (…) Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido” (João 1.14,18).
Se a iniciativa de se revelar foi de Deus, podemos dizer que ele era o maior interessado nisso e que tinha objetivos próprios a cumprir. O desejo de Deus sempre foi o de ter um relacionamento íntimo e especial com o ser humano. Quando o chamado pecado original quebrou esse relacionamento, de imediato, ele começou a executar um plano para recuperar o que havia sido perdido.
E talvez alguém esteja pensando: “E Deus já não sabia que isso iria acontecer?” Bem, a resposta está em Dt.29:29.
“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.”
Quem sabe em outra lição poderemos abordar esse assunto tãããão polêmico!
Livro após livro do Antigo Testamento, podemos ver esse plano sendo progressivamente realizado, o qual teve o seu fechamento em Jesus. Na morte e ressurreição de Cristo, o plano foi consumado e validado, passando a ser aplicado que tem sido reconciliada com o seu Criador no decorrer dos séculos e viverá com ele para sempre quando esta ordem passar.
Foi Deus quem nos amou, escolheu e procurou primeiro. O nosso amor, escolha e procura é apenas uma resposta ao que ele já fez.
PERGUNTA: Qual é a sua resposta ao amor de Deus manifestado na Cruz do Calvário?
JESUS DESEJA QUE MAIS PESSOAS PARTICIPEM DAS EXPERIÊNCIAS COM ELE
O texto que lemos termina dizendo:
“Proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa”. 1João 1.3,4
PERGUNTA: De acordo com o texto, qual o objetivo da nossa proclamação?
Segundo João, as experiências dos apóstolos com Jesus foram proclamadas a outras pessoas para que elas tivessem comunhão com eles e com o Pai e o Filho.
Comunhão tem a ver com ter algo em comum.
Ao se revelar aos homens, Deus passou a ter algo em comum com eles: o conhecimento de si mesmo.
Ao proclamar suas experiências com Deus a outras pessoas, esses homens passaram a ter algo em comum com elas: o conhecimento de Deus.
Com a proclamação, então, o propósito de Deus Pai é que cada vez mais pessoas participem da comunhão com ele e com seu Filho, Jesus Cristo.
E isso fará com que a alegria dos homens e de Deus seja cada vez mais completa.
PERGUNTA: Você tem compartilhado suas experiências com Deus com outras pessoas, de modo que elas tenham a oportunidade de também participar dessas experiências, tendo comunhão com você e com Deus?
CONCLUSÃO
Um verdadeiro filho de Deus tem acesso à sua presença e caminha com Ele em intimidade.
Como vimos, temos comunhão com Cristo e essa comunhão nos leva a experiências progressivas. Deus manifestou seu amor por nós de maneira concreta, enviando seu filho para morrer em nosso lugar e perdoar os nossos pecados.
Se quisermos, verdadeiramente, viver como filhos de Deus, a primeira coisa que precisamos fazer é buscar ter experiências cada vez maiores com Jesus e proclamar essas experiências àqueles que não as tem, de modo que a comunhão de Deus com os seus filhos seja cada vez maior.
Você tem vivido assim?
DESAFIO: Durante essa semana, compartilhe com alguém próximo a você, e que ainda não tenha uma experiência pessoal com Jesus, o que Deus tem feito na sua vida. Testemunhe sobre sua experiência com Deus e faça dessa pessoa o seu alvo evangelístico.
Na Próxima Semana: ANDE NA LUZ (1ª Parte)
FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/experimente-jesus
ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha