LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
27ª SEMANA 2024 - Aplicação de 22 à 27/07/2024

EXPERIMENTE JESUS - Viver como Filhos de Deus
(1ª Parte)
Nas próximas semanas, teremos lições a partir de textos selecionados da Primeira Carta de João, cujo título geral será: “Viva Como Filho de Deus!”.
Através delas, veremos como o apóstolo João ensinou os seus discípulos, chamados por ele de filhinhos, a viverem como verdadeiros filhos de Deus.
Prepare-se para descobrir tesouros contidos nessa linda carta daquele que foi conhecido como o discípulo do amor. João foi um dos amigos mais próximos de Jesus, viveu experiências poderosas com Ele e na sua carta procurou revelar alguns segredos do coração de Deus.
Será uma série maravilhosa!
QUEBRA-GELO
Como está nosso nível de experiências com Deus?
Faça as perguntas abaixo aos presentes e deixe as pessoas testemunharem brevemente:
- Quem já ouviu a voz de Deus?
- Quem já foi tocado pela presença de Deus?
- Quem já recebeu uma palavra específica de Deus, lendo a bíblia?
João começa a sua primeira epístola apresentando a principal característica de um verdadeiro filho de Deus, ele tem experiências consecutivas com O Filho de Deus, Jesus. Assim, ele nos desafia a buscar essas experiências, se realmente quisermos viver como filhos de Deus.
É sobre isso que trataremos nestas lições.
Texto: 1 João 1:1-4 – NVI
“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifesta. Proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.”
A partir desse texto, podemos fazer algumas afirmações: As experiências com Jesus podem ser progressivas.
O versículo 1 do texto-base diz:
“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam”.
Mas a ênfase hoje está naquilo que ele decidiu fazer para receber Jesus. Zaqueu abriu mão de sua velha vida para receber uma nova vida.
PERGUNTAS:
- Quais são os verbos do versículo citado?
- Qual a relação existente entre esses verbos?
No texto citado, estão os verbos “era”, “ouvimos”, “vimos”, “contemplamos” e “apalparam”. Os quatro últimos são ligados aos sentidos e, entre todos os cinco, há uma relação de progressão, de aproximação cada vez maior.
O verbo “era” está relacionado ao substantivo “princípio”, transmitindo o sentido de algo distante no tempo e no espaço; inacessível, poderíamos dizer. Contudo, o que era distante e inacessível, aproximou-se e revelou-se, podendo ser ouvido. A distância tornou-se ainda menor e o acesso maior, por isso, além de ouvido, também pôde ser visto.
Ver é diferente de contemplar.
Assim, houve uma maior aproximação, permitindo contemplação, ou seja, um olhar de perto, com atenção às minúcias. Finalmente, a contemplação levou ao apalpamento, isto é, a se tocar e perceber com as próprias mãos.
Essa progressão nos mostra a relação cada vez mais íntima e profunda que os apóstolos, sujeitos dos quatro últimos verbos do texto, tiveram com a Palavra da vida, que é Jesus de Nazaré.
A aproximação gradual de Jesus, deixando sua glória e vindo em nossa direção, nos ensina que o nosso relacionamento com Cristo pode e deve ser cada vez mais próximo. Podemos e devemos ter experiências progressivamente maiores com ele.
PERGUNTA: Você tem experimentado Jesus cada vez mais próximo? Conte como essa aproximação progressiva aconteceu em sua vida.
Na Próxima Semana: EXPERIMENTE JESUS “Viver como Filhos de Deus” (2ª Parte)
FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/experimente-jesus
ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha