LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
25ª SEMANA 2024 - Aplicação de 08 à 13/07/2024

MATURIDADE - Batismos
(Última Parte)
Ainda dando continuidade a nossa série de estudos sobre MATURIDADE Espiritual.
D. BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
O mergulho do crente no Espírito Santo é operado pelo próprio Jesus, segundo a promessa do Pai, e é uma experiência diferente dos batismos anteriores.
João Batista, profeta que preparou o caminho para o ministério de Jesus, disse: “Eu os batizo com água, mas ele [Cristo] os batizará com o Espírito Santo”. (Mc 1:8)
Após cumprir o propósito da sua primeira vinda, obedecendo, morrendo na cruz, ressuscitando dos mortos e formado discípulos, Jesus disse a eles:
“Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. (…)
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (At 1:4,5,8)
PERGUNTA: Quando essa promessa do batismo de poder no Espírito Santo se cumpriu?
Exatamente no capítulo seguinte (Atos 2), durante a tradicional festa de Pentecostes em Jerusalém, se dá o cumprimento inicial da promessa:
“Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.” (At 2:1-4)
Os textos que lemos são claros em mostrar que o batismo com o Espírito Santo é sinônimo de um revestimento de poder divino.
O objetivo desse poder não é que tenhamos “experiências legais” e sim que nos tornemos efetivas testemunhas do Evangelho por todos os cantos e façamos discípulos.
Portanto, se o batismo em Cristo tem como evidência o fruto do Espírito, o batismo no Espírito tem como evidência os dons do Espírito com um impulso para o testemunho, tendo como manifestação inicial o “falar em outras Línguas”.
Mc 16:17: “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;”
At 10:44-46: 44 “Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.
45 Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,
46 pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse:”
Mc 16:17: “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;”
Em 1 Co 12 há uma listagem de dons do Espírito como:
- Palavra da sabedoria,
- Palavra de conhecimento,
- Dom da fé, os dons de curar,
- Operação de milagres,
- Profecia,
- Discernimento de espíritos,
- Variedades de línguas
- E interpretação de línguas.
Esses dons são concedidos pelo Espírito Santo para a edificação da igreja e para o cumprimento da missão cristã na Terra, capacitando os crentes a ministrar uns aos outros.
PERGUNTA: Você se percebe revestido do poder do Espírito Santo?
Gostaríamos de encorajar a todos que busquem essa experiência de revestimento de poder do Espírito, seja pela primeira vez, seja de forma contínua (Ef 5:18), pois sempre podemos dar mais espaço para a atuação de Deus em nossas vidas.
Uma forma muito comum de receber o batismo no Espírito é através da próxima doutrina fundamental a ser vista na terceira parte sob o tópico: “D. IMPOSIÇÃO DE MÃOS”.
Mas isso será assunto para a próxima semana!
Na Próxima Semana: MATURIDADE PARTE 3 – IMPOSIÇÃO DE MÃOS ( Única Parte)
FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/batismos-e-imposicao-de-maos
ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha