LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

23ª SEMANA 2024 - Aplicação de 24 à 29/06/2024

MATURIDADE - Batismos

(1ª Parte)

Vamos dar continuidade a nossa série de estudos sobre MATURIDADE Espiritual.

PERGUNTA: O que uma pessoa deve ter para ser considerada madura espiritualmente na sua opinião?

Maturidade cristã não diz respeito ao tempo cronológico desde que uma pessoa se converteu. Também não diz respeito a quantidade de conhecimento bíblico que alguém possui.

A verdade é que a maturidade cristã é alcançada por uma mescla de um conhecimento de Deus verdadeiro e um estilo de vida transformado e obediente.

Por isso, estamos meditando no texto de Hebreus 6.1-2 ao longo dessa lição, pois no contexto anterior, o texto fala de pessoas que já deveriam ser maduras até para ensinar, entretanto ainda estão engatinhando na fé.

E por isso, são apresentados 6 fundamentos cristãos e bíblicos, que são a base mínima para que cada um possa seguir rumo à maturidade e dar um fim na mamadeira.

PERGUNTA: Alguém se lembra dos 2 primeiros fundamentos vistos nas primeiras lições desta série?

Alguém gostaria de compartilhar o que mais marcou nesta série até agora?

Vamos reler o texto base da série:

“Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento, de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.” (Hebreus 6.1,2)

Aqui estão as 6 doutrinas que são os fundamentos da vida cristã segundo o autor de Hebreus estão a seguir:

  1. Arrependimento de obras que conduzem à morte
  2. Fé em Deus
  3. Batismos
  4. Imposição de Mãos
  5. Ressurreição dos Mortos
  6. Juízo Eterno

Hoje chegou o dia de trabalharmos a doutrina acerca de BATISMOS.

Escolha uma pessoa para responder: O que você pensa que a doutrina de batismos diz respeito?

  1. BATISMOS

Existe um detalhe que muitos não percebem na leitura desse texto: o fato de “batismos” estar escrito no plural, ou seja, aponta para o ensino a respeito de mais de um tipo de batismo, sendo que todos eles devem ser experimentados por cada cristão.
Normalmente costumamos reconhecer 2 tipos de batismo, sendo que o primeiro encontro com Deus, denominamos “conversão”, porém, a palavra “conversão” atinge um grau de complexidade amplo, sendo assim, trataremos essa fase como “Batismo em Cristo”.

Assim, podemos classificar 3 tipos diferentes de batismos no Novo Testamento aparecendo frequentemente:

  1. Batismo em Cristo
  2. Batismo nas Águas
  3. Batismo no Espírito Santo

Antes de explicar cada batismo e suas distinções, é necessário explicar o que significa a palavra “batismo”.

No original bíblico escrito em grego antigo, a palavra usada é “baptismo” que significa literalmente “imersão”. A palavra era usada também no contexto do tingimento de tecidos, quando uma peça era completamente mergulhada em um líquido com tintura.
Portanto, os significados começam a clarear quando substituímos a palavra batismo pela palavra imersão, ou seja: imersão em Cristo, imersão nas águas e imersão no Espírito Santo.

  1. BATISMO EM CRISTO

PERGUNTA: Quando alguém é mergulhado em Cristo?
Quais as condições para que alguém seja mergulhado em Cristo?

O batismo em Cristo é a experiência básica para todo cristão verdadeiro, pois está ligada justamente à sua conversão e salvação.

Nas lições anteriores, aprendemos sobre o fundamento do arrependimento de obras que conduzem a morte e também da fé em Deus. Essas são exatamente as duas condições inseparáveis para que uma pessoa receba a graça da salvação, tendo seus pecados completamente perdoados, recebendo uma nova identidade como justificado e a garantia da vida eterna com Deus.

Neste momento, o Espírito Santo passa a habitar no interior do crente.

Portanto, esse batismo é a própria identificação e união do crente com Jesus.

“pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.” (Gl 3.27)

Assim como nos vestimos de roupas, o batismo em Cristo nos reveste com a natureza e a vida de Jesus. Isso significa que nos tornamos participantes da vida, morte e ressurreição de Cristo, e somos agora identificados com Ele em tudo o que Ele representa.
É por isso que o apóstolo Paulo usa com tanta frequência a expressão “em Cristo” para denotar o status espiritual do crente (exemplo Ef 1:3, Rm 8:1, 2 Co 5:17).

Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” (Cl 3.3)

É importante que seja dito que o Batismo em Cristo não é um ritual externo operado pela ação humana e sim pela ação de Deus no interior das pessoas.

A Bíblia revela tanto o Pai quanto o Espírito Santo atuando para conduzir as pessoas à fé verdadeira e ao arrependimento que as mergulham em Cristo:

Ninguém pode vir a mim [Cristo], se o Pai, que me enviou, não o atrair” (João 6:44a)

Quando ele [o Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” (João 16:8)

A principal evidência de que alguém foi realmente “Batizado em Cristo” e recebeu o Espírito Santo é chamada “fruto do Espírito” (Gl 5:22), e está sempre relacionada a um caráter e estilo de vida transformado.

É uma crescente repugnância ao pecado e um também crescente anseio pela santidade.

 PERGUNTA: Você se considera mergulhado em Cristo verdadeiramente?

Na Próxima Semana: MATURIDADE PARTE 2 – Batismo ( 2ª Parte)