LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

34ª SEMANA 2023 - Aplicação de 11 à 16/09/2023

O QUE É SER UM DISCÍPULO DE JESUS?

(3ª Parte)

DISCÍPULO É AQUELE QUE NEGA A SUA VONTADE.

Muitos começam a seguir Jesus, mas poucos continuam na caminhada até o fim. A maioria fica pelo caminho, porque seguir a Jesus é confrontador e transformador.

Só consegue acompanhar Jesus quem nega a sua vontade:

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mateus 16:24-26)

PERGUNTA: Um verdadeiro discípulo de Jesus deve carregar sua própria cruz. O que Jesus quer dizer com essa afirmação?

Cruz é um instrumento de morte. O que um discípulo de Jesus precisa matar?

Ele deve crucificar seu ego e a sua vontade, negando a si mesmo, pois a partir de agora o que vale é a vontade do seu Senhor. O discípulo segue os passos do mestre e foi exatamente isso que Jesus fez, negando sua vontade para agradar ao Pai:

“Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou”. Jo. 6:38

Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Mt. 26:39

Só consegue negar a própria vontade, alguém que entende que a vontade de Deus é melhor.

Jesus está afirmando que uma pessoa que fica tentando achar a própria vida, acabará morta, frustrada e perdida.
Enquanto alguém que nega o seu coração e passa a ser guiado pela vontade de Deus, esse sim encontrará seu verdadeiro sentido e propósito.

Essa é a loucura do evangelho. Deixar de lado a sabedoria, o controle e a lógica humanas, a fim de confiar no poder e sabedoria de Deus (1 Coríntios 1).
Renovar a mente a fim de caminhar na boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:1,2).

Um discípulo é humilde o suficiente para reconhecer que seu coração é enganoso, que Deus sabe o que é melhor e está disposto a deixar suas vontades de lado para agradar ao seu Senhor. Quando Jesus é o Senhor de um coração, aí podemos afirmar que é também o seu salvador.
Entretanto, não podemos afirmar o oposto, pois como Jesus será salvador de quem não é senhor?

PERGUNTA: Você confia que a vontade de Deus é melhor do que a sua? Que áreas você precisa crucificar a fim de deixar Jesus ser completamente seu Senhor?

Na Próxima Semana: O QUE É SER UM DISCÍPULO DE JESUS? (Última Parte)