LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

23ª SEMANA 2023 - Aplicação de 26/06 à 01/07/2023

AVIVAMENTO NO PAÍS DE GALES.

(1ª Parte)

Avivamento é um dos temas mais cobiçados e desejados no meio cristão, afinal, toda a história da Igreja de Cristo ao longo dos anos foi marcada por avivamentos genuínos e fervorosos, que fizeram a diferença em momentos cruciais.
Buscar, clamar, pedir por avivamento tem que ser uma tônica da igreja e nas próximas lições, iremos conversar sobre a história de grandes avivamentos mundiais, entendendo a forma que eles começaram, qual foi o impacto causado e o que podemos tirar de proveito para vivermos coisas ainda maiores em Deus, os tendo como referência.

  • Você sabe onde fica o País de Gales?
  • Qual é o seu tamanho territorial?
  • A qual continente ele pertence?
  • Você sabe quais são as cores da bandeira do país de Gales?

AVIVAMENTO NO PAÍS DE GALES
O País de Gales é um principado do Reino Unido menor que o estado brasileiro de Sergipe. No início do século 20, tinha uma população de pouco mais de um milhão de pessoas, a maioria dos quais trabalhava em minas de carvão e metalúrgicas.

De acordo com alguns estudiosos, o avivamento que ocorreu lá de 1904 a 1905 foi um dos maiores avivamentos da história, dado o curto tempo de duração e o impacto que causou, não só nas regiões circunvizinhas, mas no mundo inteiro. Sem dúvida alguma, foi um dos grandes acontecimentos que viriam a marcar a história do cristianismo moderno.

PERGUNTA: Você sabe o que é um avivamento?

  • Na sua percepção, quais sinais acompanham este tipo de movimento?
  • O que um avivamento pode provocar?

A seguir, veremos alguns pontos chaves sobre esse avivamento, que mudou a história daquele país, e são profundamente impactantes e transformadores nos nossos dias atuais.

A HISTÓRIA DO AVIVAMENTO EM GALES
A história do avivamento do País de Gales não começar em uma conferência, culto ou momento específico de perseguição da igreja na história.
A história relatada é que Gales era um país tomado por igrejas e capelas, e que quase todas as pessoas frequentavam regularmente alguma igreja.
Havia grandes pregadores e professores que viajavam, anunciando as boas notícias do evangelho de forma pura e reformada. Entretanto, algo faltava nessas pregações.

Neste tempo, Deus levanta um homem chamado Evan Roberts para ser seu instrumento percursor do avivamento naquela nação.
Evan era um homem COMUM, trabalhador em uma mina de carvão, nascido em 1878 oriundo de uma família metodista. Converteu-se aos 13 anos de idade e sempre levou os afazeres do Senhor de forma muito zelosa. Ao contrário da maioria dos galeses, Evans estava sempre insatisfeito com seu nível espiritual e buscava ansiosamente por algo maior. Com um coração sensível a Deus, começou a viver inúmeras experiências de coração.

Foi então, em uma reunião dirigida por Seth Joshua na cidade de Blaenanerch, em uma quinta-feira, 29 de setembro de 1904, que Evan Roberts foi visitado de forma poderosa pelo Espírito Santo sendo dobrado por Deus.

Foi quando orou publicamente:

Senti uma forca ou energia viva entrando no meu peito. Perdi o fôlego, minhas pernas ficaram trêmulas. Caí de joelhos, suava muito e as lágrimas jorravam… Senti que era Deus enviando o seu amor para me dobrar e eu não compreendia o que havia em mim para ser amado… O que veio à minha mente depois disso era o dia do juízo final que as pessoas serão dobradas contra sua vontade. Desse dia em diante, a salvação das pessoas pesava muito sobre mim.”

Desde então, um sonho de ganhar 100 mil pessoas pra Jesus incendiava o coração daquele homem comum. E em um dos vários cultos dirigidos por ele, após esse episódio, o Espirito Santo foi derramado e toda Gales foi avivada.

PERGUNTA: Você imaginava que um avivamento poderia surgir de um homem tão simples como Evan? Qual parte mais chamou sua atenção em sua coração?

Na Próxima Semana: AVIVAMENTO NO PAÍS DE GALES (2ª Parte)