LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

20ª SEMANA 2023 - Aplicação de 05 à 10/06/2023

AS TRÊS PRENSAS.

(1ª Parte)

Nos próximos dias, vamos nos aprofundar em um dos momentos mais difíceis da vida de Jesus, que foi o seu clamor no Jardim do Getsêmani.

Vamos procurar compreender o significado espiritual dessa passagem e seremos desafiados a fazer a nossa própria oração de entrega.

Você está preparado?

JARDIM DO GETSÊMANI

Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto vou orar”. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. ” Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras. Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer. Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai! ” (Marcos 14:32-42)

O Jardim do Getsêmani fica situado em frente a Jerusalém, no Monte das Oliveiras. Como o próprio nome do monte diz, há uma abundante plantação de oliveiras em toda a sua encosta virada para Jerusalém. No local há árvores milenares que perduram até os dias atuais (pelo menos suas raízes, já que foram cortadas algumas vezes).
Além de um pomar para plantio de oliveiras, havia ali um lagar: oficina com os aparelhos adequados para espremer certos frutos (uva, azeitona, etc.), reduzindo-os a líquido.

No evangelho de Marcos, o local onde Jesus viveu essas horas agoniantes é chamado dechorion: “lugar” ou “propriedade”; já em João 18:1, ele aparece como um kepos: “horto” ou “jardim”. Jardim ou horto nos tempos bíblicos referia-se a um lugar de produtividade de determinada planta (azeitona, uva, tâmara, etc).

O lugar em que Jesus se encontrava era chamado Gethsēmani: nome derivado do aramaico (Gaṯ-Shmānê), que significa literalmente “prensa de azeite”.

Essa prensa de azeite funciona da seguinte forma:

  • As azeitonas são colocadas debaixo de uma roda de pedra para uma primeira quebra na casca
  • Depois são colocadas em um saco de tecido e esses sacos são colocados uns sobre os outros, debaixo de uma prensa
  • É adicionada uma primeira carga de pedra e o primeiro óleo é retirado
  • Uma segunda carga de pedra e o segundo óleo é retirado
  • Por fim uma terceira carga e todo o óleo é extraído da azeitona

Para compreender melhor o funcionamento dessa prensa de azeite, assista o vídeo abaixo e transmita-o ao seu GDC:
Como era Feito o AZEITE nos tempos de Jesus:

https://www.youtube.com/watch?v=iASr4ppgUQc

AS TRÊS PRENSAS

 Como vimos no vídeo e na explicação acima, para extração do azeite, a azeitona passa por três prensas.
Da mesma forma, antes de sua morte na cruz, Jesus escolheu intencionalmente este lugar onde repetiu três vezes uma oração. Cada vez que Jesus repetiu essa oração significou que ele estava passando por uma prensa.
Em cada prensa uma parte do óleo da azeitona é extraído. Da mesma forma, em cada prensa de Jesus ele estava derramando sua vida em favor de muitos, liberando sua provisão àqueles que nele creem.

Getsêmani é o lugar da agonia de Jesus. O que estava em jogo ali não era sua humilhação ou dor física que se aproximavam. Naquele jardim aconteceu a maior batalha espiritual da eternidade. Naqueles momentos de luta física, emocional e espiritual de Jesus, foi decidido o destino eterno do mundo inteiro.

Jesus fez e cumpriu uma oração que mudou ou pode mudar a sua vida: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

Semana que vem, iremos começar a falar e a entender sobre cada prensa e o seu significado.

Na Próxima Semana: AS TRÊS PRENSAS (2ª Parte)