LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
15ª SEMANA 2023 - Aplicação de 01 à 06/05/2023

ESCOLHA A DISCIPLINA ao invés do ARREPENDIMENTO.
(Última Parte)
A verdade é que a maioria de nós sabe muito bem o que fazer, mas muitos não conseguem fazer o que é certo e o que é o melhor. Foi exatamente isso que Paulo expressou em sua carta aos romanos.
Vamos reler Romanos 7.18,19:
“Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.”
O grande apóstolo confessa que ele também queria fazer a coisa certa, mas não conseguia. Muitas vezes se sentia miserável e envergonhado.
E ele pergunta: “Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?” (verso 24).
Em outras palavras, “Quem pode me ajudar?”
Ele mesmo responde: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor”.
Ou seja, Paulo nos revela que a resposta não está em eu ser melhor, em eu ser mais forte. A resposta está em Jesus Cristo!
ESTA É A CHAVE PARA TODA ESSA LIÇÃO:
- Por conta própria, somos propensos a fazer as escolhas erradas.
- Com a ajuda do poder de Cristo, Deus pode nos capacitar a escolher não o que queremos agora, mas o que queremos mais.
- Com a ajuda de Cristo, podemos escolher a disciplina em vez do arrependimento.
No outro texto que lemos em 1 Coríntios 9.24-27, comparando a vida cristã com uma corrida e o crente com um atleta (e nós sabemos da disciplina de um atleta vencedor), o mesmo apóstolo Paulo diz:
“Portanto, corram para vencer. O atleta precisa ser disciplinado sob todos os aspectos. Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível. Nós, porém, o fazemos para ganhar um prêmio eterno.”
Ou seja, para vencer, precisamos escolher a disciplina, precisamos abrir mão de uma pequena recompensa ou prazer imediato (prêmio perecível) para ganhar um prêmio eterno.
Outras passagens bíblicas para aprofundar o estudo, se quiserem: Romanos 13:14, Salmo 94:12-14, Apocalipse 3:19, Hebreus 12.1-13, Provérbios 12.1.
PERGUNTAS FINAIS:
- Quais metas você poderia estabelecer que exigiriam que você confiasse na força e na graça de Deus?
Compartilhe uma história de quando você foi capaz de escolher a disciplina sobre ao invés do arrependimento. O que funcionou para você?
CONCLUSÃO
Agora você já sabe que não é você, apoiado em força humana e/ou boa vontade, quem vai conseguir fazer as escolhas certas.
Muitas vezes a melhor escolha implica em renúncias, dor e firme tomada de posição (às vezes antipática e impopular), e a dificuldade de seguir pelo caminho certo sozinho é imensa.
Dito isso, é preciso se empenhar com duas coisas:
- Comece a ORAR. Peça o poder e a capacitação de Deus. Seja ousado e ore com poder.
Você seria capaz de fazer a oração abaixo? Mesmo que pareça estranho, mas vamos orar todos juntos esta oração? Bora então! (Os que se sentirem à vontade para isso, façam agora esta oração todos juntos, pausadamente).
Espírito Santo, preciso do Teu poder. Sou tão fraco nessa questão de manter a disciplina e fazer as escolhas certas. Como Paulo, eu sei o que fazer, mas não tenho forças. Reconheço que quase sempre faço o que não deveria fazer. Por favor, Deus, me perdoe! Limpe a minha mente e purifique os meus desejos. Por favor, dê-me a direção, as ideias, o poder e a graça para manter a disciplina. Eu escolho a disciplina ao invés de viver sofrendo por culpa e arrependimento. Eu me revisto do Senhor Jesus Cristo e de seu poder. Não quero mais correr atrás DA MINHA VONTADE, nem satisfazer OS MEUS DESEJOS pecaminosos. Amém.
- E comece a AGIR. Comece a fazer diferente, comprometendo-se com um passo e praticando isso durante a semana toda. Logo Deus transformará seus desejos e seus hábitos.
Também se dedique à leitura da Bíblia. Encharque sua mente com a Palavra de Deus, que é viva e eficaz.
Comprometa-se! Dê o primeiro passo e viva-o dia, após dia.
Na Próxima Semana: ESCOLHA A MELHOR PARTE (1ª Parte)
FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/escolha-a-disciplina-ao-inves-do-arrependimento/
ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha