LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

12ª SEMANA 2023 - Aplicação de 10 à 15/04/2023

DESISTA DE CONTROLAR

(Última Parte)

PARA DESISTIR DE CONTROLAR…

Para nos livrarmos dos reveses que temos por querer controlar tudo e todos, o melhor caminho é o da rendição.
Entender e aceitar nossas limitações é o primeiro passo. E prosseguindo, nos render a alguém que realmente possui o controle de tudo e mesmo sendo Onipotente e também Onisciente, entende as nossas fraquezas e em algum momento, nos permite pensar que podemos controlar.
O apóstolo Paulo, vai escrever aos Romanos nos dando a total solução para isso:

E o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos orar segundo a vontade de Deus, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não podem ser expressos em palavras.” (Rm.8:26 – NVT)

  1. SUBMETA sua vida ao CONTROLE de Deus

Eis aqui mais um passo para que sejamos capazes de desistir do espírito controlador que nos domina: submeter a nossa vida ao controle de Deus.

É certo que se mantivermos o controle da nossa vida em nossas próprias mãos, o resultado esperado será cansaço, amargura, dores e frustrações. Mas hoje, podemos escolher agir diferente. Podemos escolher a rendição ao invés do controle.

Jesus, no sermão da montanha, desafia os seus ouvintes a submeterem suas vidas ao controle de Deus e faz promessas para aqueles que aceitarem esse desafio:

Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? […] Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.25,31-33)

Entregar o controle da vida nas mãos de Deus é sinal de humildade, é marca daquele que reconheceu que não tem condições de governar a sua própria vida.

Pedro fala sobre isso em sua primeira carta:

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:6,7)

Davi compreendeu essa verdade: o controle da sua vida precisava estar nas mãos do Todo-Poderoso, nas mãos daquele que tem condições de ser o único controlador de tudo e de todos:

Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.” (Salmo 37.3-6)

É um desejo natural querer estar no controle, contudo, não é um alvo possível. Assumir que você pode controlar todas as pessoas e situações que surgem em sua vida é uma expectativa irreal e isso o levará à frustração e à exaustão.

Deus tem um plano abençoador para todas as pessoas, o que inclui uma vida bastante superior a tudo que o mundo possa oferecer, mas atingir isso envolve negar-se a si mesmo. O processo de abrir mão e desistir do controle pode ser doloroso, mas o resultado final vale a pena.

Assim, pare de querer assumir o controle e deixe Deus ser Deus em sua vida.

CONCLUSÃO

Talvez você tenha chegado aqui completamente exausto, cansado, triste e frustrado por causa do espírito controlador que existe em você. A boa notícia é que hoje você pode desistir de controlar todas as coisas e todas as pessoas. Deus tem uma vida nova pra você, onde o seu único esforço será lançar sobre ele todas as suas preocupações, deixando que ele cuide e controle cada detalhe do seu viver.

DESISTA DE CONTROLAR!

Escolha a rendição completa de sua vida a Deus ao invés de tentar ser Deus, e tentar controlar sua vida. Deus é o Senhor do tabuleiro e só ele pode e sabe mexer todas as peças ao mesmo tempo e na direção certa. Confie no Senhor e entregue seu caminho a Deus, então ele agirá.

A partir da próxima semana entraremos num tema FANTÁSTICO!

Na Próxima Semana: ESCOLHA A DISCIPLINA AO INVÉS DO ARREPENDIMENTO (1ª Parte)