LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
11ª SEMANA 2023 - Aplicação de 03 à 08/04/2023

DESISTA DE CONTROLAR
(3ª Parte)
COMO NOS LIVRAMOS DA NECESSIDADE DE TER O CONTROLE?
A Bíblia tem resposta para todas as coisas, inclusive para a cura do espírito controlador.
Como é possível vencer o desejo de controlar?
Como é possível desistir de ser um controlador e se render a Cristo?
PARA DESISTIR DE CONTROLAR…
- ADMITA que você tem esse PROBLEMA
O primeiro passo para se livrar do espírito controlador é admitir o problema. Sem esse primeiro passo, não haverá chance de alcançar a cura.
Quando olhamos para a Bíblia, encontramos vários homens de Deus que reconheceram seus problemas, seus erros, seus pecados e tiveram a vida totalmente transformada.
Alguns tinham problemas com mentiras, outros com pecados na área sexual, outros eram manipuladores, outros eram enganadores; porém, os que deram o primeiro passo para a cura, reconhecendo que tinham um problema, tiveram suas vidas restauradas.
O grande rei Davi foi alguém que admitiu que tinha um problema na área sexual e foi capaz de confessar o seu pecado a Deus, dando assim o primeiro passo para sua restauração:
“Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. […] Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (Salmo 51.3-5,10)
Assim como Davi, o apóstolo Paulo também foi alguém que admitiu que tinha um problema de orgulho e de controle. Escrevendo sua segunda carta aos Coríntios, ele disse o seguinte:
“Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” (2 Coríntios 12:7-9)
Enquanto você não for capaz de admitir que tem um problema, o poder de Cristo não poderá trabalhar em você e através de você.
Esse é um princípio que se aplica a todas as áreas de nossa vida, inclusive para se livrar da necessidade de sempre controlar tudo, e nunca se entregar ou se render.
É apenas quando admitimos que temos um problema, que assumimos que não temos condições de vencê-lo sozinho e de que precisamos de alguém que possa nos ajudar neste processo.
Admita seu problema e o poder de Cristo vai começar a trabalhar em você!
PARA DESISTIR DE CONTROLAR…
- DECIDA fazer as MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Outro passo importante para se ver livre desse espírito controlador é decidir fazer as mudanças que precisam ser feitas! Às vezes, somos até capazes de admitir o nosso problema, mas não desejamos fazer as mudanças necessárias.
É impossível que algo transformador aconteça na vida de quem nunca decide corajosamente fazer mudanças.
Ele será apenas um mero expectador das grandes coisas que Deus fará na vida dos outros, nunca na dele, porque Deus só age naqueles que decidem fazer as mudanças necessárias.
Paulo, escrevendo aos crentes de Éfeso e falando sobre o procedimento dos filhos da luz, mostra claramente que no processo de restauração precisamos fazer as mudanças necessárias:
“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. […] Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo”. (Efésios 4.25-29,31-32)
Com relação ao espírito controlador, preste atenção nas mudanças que você vai precisar fazer para que haja cura em sua vida:
- Se você é possessivo, vai precisar ser mais altruísta e generoso.
- Se você é superprotetor, vai precisar se controlar e confiar que é Deus quem protege.
- Se você é mal-humorado, vai precisar sorrir mais.
- Se você tem temperamento explosivo, irritabilidade, vai precisar ser mais paciente.
- Se você tem um ar de superioridade, vai precisar ser mais humilde.
- Se você tem poucas amizades, vai precisar ser mais social e simpático.
A PERGUNTA É:
⇒Será que você está disposto a fazer todas essas mudanças?
⇒Será que você deseja abandonar mesmo esse espírito controlador?
Se você decidir fazer as mudanças necessárias, uma coisa é certa: não será fácil, mas, também, não será impossível!
Decida hoje fazer as mudanças necessárias e Deus trará cura para seu espírito controlador.
Semana que vem: Para desistir de Controlar Submeta sua vida ao Controle de Deus.
Na Próxima Semana: DESISTA DE CONTROLAR (Última Parte)
FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/desista-de-controlar
ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha