LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

7ª SEMANA 2023 - Aplicação de 06 à 11/03/2023

O PROPÓSITO DA IGREJA

(1ª Parte)

COMO JESUS MUDOU O MUNDO

Você já parou para pensar que Jesus mudou o mundo em apenas três anos?
Os primeiros 30 anos da vida de Jesus foram discretos, quase não há registro dessa época. Após ser batizado, aos 30 anos de idade, Jesus começa seu ministério ou vida pública.

PERGUNTA: Se você tivesse três anos para mudar o mundo, o que você faria? Como seria sua agenda e sua rotina?

Uma das coisas mais importantes quando se quer gerar um grande impacto e transformação é conhecer o seu propósito. Jesus sabia muito bem qual era a sua missão. Ele falava sobre seu propósito regularmente e movia-se em direção a ele.

Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que realizo. O Pai me deu essas obras para concluir, e elas provam que ele me enviou.” (Jo.5:36 – NVT)

Pois é a vontade de meu Pai que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna. E eu os ressuscitarei no último dia”.” (Jo.6:40 – NVT)

Ora, o Filho do homem não veio com o objetivo de destruir a vida dos seres humanos, mas sim para salvá-los!” E assim, rumaram para um outro povoado.” (Lc.9:56 – KJA)

E o Filho do Homem veio para salvar os que estão perdidos.” (Mt.18:11 – NVT)

Além disso, vimos com os próprios olhos e agora testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.” (Jo.4:14 – NVT)

Jesus sabia que sua missão era salvar o mundo por meio de sua morte (levou sobre si os pecados da humanidade) e ressurreição (deu vida a todos que creram nele). Mas ele sabia também que, antes de morrer ele precisava se revelar ao mundo. Sabia também que após a sua morte ele precisava de discípulos que dessem continuidade à sua missão.

Nós somos os discípulos de Jesus em nossa geração, se queremos, como nosso mestre e Senhor, cumprir nossa missão, temos que considerar os três P’s:

  1. Primeiro P = PROPÓSITO

O propósito da Igreja foi estabelecido pelo próprio fundador da Igreja, o nosso Senhor Jesus Cristo. O nosso propósito definido por Jesus é um importantíssimo ALICERCE que sustenta tudo o que fazemos.

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mt. 28:18-20)

PERGUNTA: Se você tivesse autoridade para pedir o que quisesse, o que você pediria?

Jesus, nome sobre todo nome, deu uma ordem à sua Igreja, estabelecendo sua missão e propósito. A ordem de Jesus foi que todo discípulo deve fazer novos discípulos, batizando-os e ensinando-os a obedecer aos mandamentos.

PERGUNTA: Você é discípulo de Jesus? Você tem cumprido o propósito que Jesus estabeleceu?

  1. Segundo P = PRESENÇA

No texto de Mateus que acabamos de ler, Jesus prometeu que sua presença estaria sempre conosco, enquanto cumprimos nosso propósito: “e eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Em uma conversa com seus discípulos, Jesus explicou: “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”. (Mt.18:20)

Perceba o enorme privilégio dessas afirmações! Quando você está fazendo discípulos, Jesus está com você. Quando nos reunimos em nosso GDC, adorando a Cristo, fazendo discípulos e ensinando os mandamentos, a presença de Jesus é real em nosso meio.
Cumprir o propósito de Jesus não é uma missão solitária. Ele pessoalmente caminha conosco, nos auxiliando e incentivando. Ele coloca sua autoridade à disposição daqueles que falam e agem em seu nome.

PERGUNTA: Você percebe a presença de Jesus em sua vida e em nossa célula?

  1. Terceiro P = PODER

Além de estar no centro da vontade de Deus, cumprindo o seu propósito, além de ter a presença de Jesus ao nosso lado, ainda contamos com o poder dele, sem o qual não seria possível fazer discípulos:

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (At.1:8) 

Jesus mandou seus discípulos não fazerem nada enquanto não recebessem o Espírito Santo. Eles ficaram em Jerusalém orando até serem revestidos do poder; só então começaram a testemunhar. Jesus sabia que se tentassem fazer discípulos na força e capacidade humanas, não daria certo. Por isso enviou o Espírito Santo, de modo a capacitar e revestir de poder do alto sua Igreja.
O Espírito Santo convence da verdade, ensina o que dizer, derrama dons espirituais, etc.

Cumprir o propósito sem o Espírito é pesado e frustrante. Cumprir o propósito com o poder do Espírito é revigorante e emocionante. 

PERGUNTA: Você já foi revestido do poder do Espírito Santo?

Na Próxima Semana:O PROPÓSITO DA IGREJA (Última Parte)