LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

02ª SEMANA 2023 - Aplicação de 23 à 28/01/2023

OS MEUS PROPÓSITOS E OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA 2023

(2ª Parte)

Então, vamos ler uma passagem bíblica bastante reveladora.
Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.” (1Coríntios 1.1-9)

Podemos observar que a palavra ‘CHAMADO’ aparece três vezes nessa passagem. Em cada uma delas, ela está vinculada a uma verdade e um propósito diferente que precisamos considerar.

Por questões de didática, não vamos destacá-las na ordem em que aparecem.

  1. SOMOS CHAMADOS PARA SERMOS SANTOS

À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos.” (verso 2)

A palavra grega traduzida por SANTO nesse versículo é hagios e significa: separado, puro, diferente. Um de seus sentidos mais destacados é “livre das impurezas da carne”.
Santo é aquele que não está cativo a seus desejos pecaminosos. Sabe que é separado e que dispõe de toda graça de Deus para negar e controlar os desejos pecaminosos.
É importante lembrar que um dos resultados de termos o Espírito Santo habitando dentro de nós é domínio próprio, ou autocontrole. Um dos aspectos do fruto do Espírito, segundo Gálatas 5.16-24, o domínio próprio pode ser definido como a virtude de alguém que domina seus desejos e paixões.

PERGUNTA: Você tem domínio próprio? Ou ainda existem áreas em sua vida que ainda carecem de controle?

É por isso que a Bíblia afirma que quem anda no Espírito jamais satisfará aos seus desejos pecaminosos (Gálatas 5.16) e aquele que é de Cristo já crucificou a carne com suas paixões e desejos (Gálatas 5.24).
Um dos chamados de Deus para nós é vivermos essa liberdade quanto ao domínio da carne. Certamente, não vem de nós o poder para isso.

Assim como dependemos da graça de Deus para sermos salvos da condenação do pecado, também precisamos dela para sermos livres de seu domínio.

Gálatas 5.25 diz:Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Se pela obra do Espírito nós fomos regenerados e nascemos de novo, é também pelo agir do Espírito Santo em nós que podemos andar em liberdade e vitória. Podemos fazer isso porque temos uma nova natureza e porque o Espírito Santo habita em nós e está ao nosso lado, e como nosso consolador (do grego parakletos), alguém enviado para nos ajudar, e que nos capacita a andarmos livres do domínio do pecado.

Na Próxima Semana: OS MEUS PROPÓSITOS E OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA 2023 (Última Parte)