LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

01ª SEMANA 2023 - Aplicação de 16 à 21/01/2023

OS MEUS PROPÓSITOS E OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA 2023

(1ª Parte)

No início do ano, muita gente costuma fazer planos e estabelecer metas.

PERGUNTAS:

  • Você já fez isso nesse ano?
  • Quais foram as suas principais resoluções para o novo ano?

Parece que as metas e resoluções mais comuns são:

  • Cuidar melhor da saúde, matricular-se em uma academia e começar a começar uma dieta (essa é a meta mais comum e mais rapidamente abandonada).
  • Aprimorar o inglês ou outra língua estrangeira.
  • Poupar algum dinheiro.
  • Ler pelo menos 12 livros ao longo do ano.
  • Passar mais tempo com a família e com as pessoas mais importantes.

Os tipos de alvos transitam entre espirituais, emocionais, físicos, familiares, profissionais, ministeriais, sociais, etc… Isso é uma boa prática, porque a maioria das pessoas é motivada por desafios.

Para nos ajudar na escolha de bons alvos para 2023, alvos que possam realmente contribuir para o nosso crescimento, vamos destacar três verdades bíblicas quanto ao propósito de Deus para nossas vidas.

Nossas escolhas irão determinar como queremos viver nossos próximos dias. Quem seremos e aonde chegaremos.

Estas escolhas nem sempre irão agradar as pessoas e o desafio é: A QUEM AGRADAR?

Moisés fez.

Entre a popularidade e o conforto do Egito, ele escolheu o chamado de Deus. E fez isso porque sabia que a recompensa seria muito superior que os tesouros do Egito, a nação mais rica da época.

Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. (Hebreus 11:24-26)

Para fazer essa escolha, Moisés teve que descobrir o propósito de Deus para ele. Através de várias informações e experiências, ele finalmente entendeu que não era o chamado de Deus continuar sendo o filho adotivo do faraó. Moisés não se importou mais com o que os outros iriam pensar dele.

Escolheu o propósito de Deus ao invés da popularidade.

Mais ainda: quando Moisés descobriu que Deus queria levá-lo, e a todo o povo hebreu, para uma outra terra, a terra prometida, ficou claro que o Egito não poderia mais ser a sua casa.

Tudo mudou quando escolheu viver o chamado de Deus e a vontade de Deus.

PERGUNTAS:

  • E quanto a você, não seria muito útil descobrir algumas verdades sobre o propósito de Deus para a sua vida?
  • Não seria importante, antes de estabelecer seus planos e metas, conhecer o seu chamado como filho de Deus, para então embasar seus planos e resoluções de ano novo?
  • Não seria coerente e benéfico estabelecer suas metas para este ano a partir do propósito de Deus?

Então, vamos ler uma passagem bíblica bastante reveladora. 1Coríntios 1.1-9

Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Podemos observar que a palavra ‘CHAMADO’ aparece três vezes nessa passagem. Em cada uma delas, ela está vinculada a uma verdade e um propósito diferente que precisamos considerar.

Na próxima semana, iremos minuciosamente estudá-las.

Na Próxima Semana: OS MEUS PROPÓSITOS E OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA 2023 (2ª Parte)