LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

40ª SEMANA 2022 - Aplicação de 17 à 22/10/2022

COMUNIDADE

(1ª Parte)

Hoje começamos uma nova série muito especial! Nela vamos falar sobre a essência da Igreja em células ou em grupos pequenos como costumamos falar na IOBPC-PSJ.
Vamos aprender os valores fundamentais do GDC, conheceremos as bases bíblicas do viver da igreja e seremos renovados de maneira poderosa por Deus.
Nos reunimos em nosso GDC semanalmente, mas corremos o risco de entrar no piloto automático. Nas próximas semanas teremos a oportunidade de promover reflexões profundas sobre o funcionamento do nosso GDC, vamos identificar seus fatores de saúde e concluiremos essa série cheios de inspiração e entendimento bíblico.

Talvez o termo “comunidade“, tenha uma conotação um pouco diferente do seu real significado, por uma questão cultural local.
Também no meio evangélico, pode existir um sentido um pouco distorcido, quando usamos este termo “comunidade”, visto que, em alguns casos é usado (erradamente), para relatar um certo descaso, uma falta de comprometimento, um relacionamento “light”.
Porém, a expressão “viver em comunidade”, transmite a essência do que Jesus almejava para sua Igreja. 

COMUNIDADE:
Significado: Conjunto de pessoas que habitam o mesmo lugar, que pertencem ao mesmo grupo social, estando sob o mesmo governo, e compartilhando a mesma cultura e história.
Sinônimos:  comunhão, confraria, congregação, irmandade.

Fonte: https://www.dicio.com.br/comunidade/

A COMUNIDADE DE JESUS
Jesus começou uma comunidade e essa comunidade continua viva, ativa e crescente. Vamos olhar para algumas características dessa comunidade fundada pelo Senhor aprendendo seus princípios norteadores, a fim de imitá-lós.

Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu está em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei- lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porquê me amaste antes da criação do mundo. “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê- lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”. (João 17:20-26 – NVI)

PERGUNTA: Você sabia que Jesus orou por você̂? De acordo com os versos que acabamos de ler, qual foi o conteúdo dessa oração que Jesus fez por mim e por você̂?

Na oração sacerdotal de Jesus, ele ora por todos que creriam nele, no futuro, e essa oração inclui a gente. Nessa oração, Jesus pede para que todos que crerem se tornem um com ele e com o seu Pai, formando assim uma grande comunidade.
Veja que os que fazem parte dessa comunidade estão ligados a Cristo e que as pessoas que não fazem parte dessa comunidade (ou seja, os que não creem) podem conhecer a Cristo, percebendo sua presença no meio da comunidade.
Em resumo, os filhos de Deus pela fé em Jesus (João 1:12) estão conectados com Cristo, recebem o Espírito Santo (João 14:16,17) e passam a fazer parte dessa comunidade unidos com Deus (João 17:21). As pessoas que ainda não creem podem conhecer a Deus por meio da sua comunidade e, crendo, serem integradas a ela.

Esse é o milagroso e maravilhoso plano de Deus. É a maneira como Deus age e se revela às pessoas. Repare que há um movimento nessa comunidade que cresce, mas ao mesmo tempo continua íntima.

VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE A NATUREZA DE DEUS E SEU MOVER EM COMUNIDADE.

  1. Comunidade está intrínseco em Deus –
    Comunidade faz parte da essência e da natureza de Deus. Ao longo das escrituras, vemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo formam uma perfeita comunidade e se relacionam entre si, cada um com suas características e personalidades.

    Juntos criaram o ser humano:Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (…)” (Gênesis 1:26)

    Quando uma pessoa é batizada, passa a fazer parte dessa comunidade eterna, composta pela Trindade:Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19)

    Cada uma das pessoas da Trindade tem sua função interagindo em perfeita harmonia, respeito e integração:Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” (João 14:26).

Na natureza de Deus vemos pessoas diferentes integradas e interagindo entre si. Deus é relacional, comunicativo e atuante. Sua comunidade, além de se relacionar, é criativa, agindo de maneira poderosa para criar o universo e tudo o que existe.

PERGUNTA: Você já parou para pensar que temos uma natureza relacional e amamos viver em comunidade porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus?

Na Próxima Semana: COMUNIDADE (2ª Parte)

FONTE: https://central.online/licoes-de-celula/celula-lugar-de
ADAPTADO: Pr. Gilberto L. Cunha