LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
24ª SEMANA 2022 - Aplicação de 27/06 à 02/07/2022

DUAS MESAS
(Última Parte)
2) A MESA DA IGREJA
Em oposição à atitude condenável de ir para a ceia querendo matar sua fome, Paulo nos apresenta a atitude correta, a atitude de Cristo:
“Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o.”
Jesus tinha todos os motivos para pensar em si, focar nos seus próprios problemas, afinal estava para ser morto e acabara de ser traído pelos seus amigos.
Mas qual foi a atitude de Jesus? ELE REPARTIU!
“Jesus tomou o pão, deu graças e o partiu.”
Olhando para este texto de Coríntios aprendemos que existe a mesa do Senhor e a mesa da Igreja.
- Na mesa do Senhor, que está no secreto, você recebe.
- Na mesa da Igreja, que está na comunhão, você reparte.
Na mesa da Igreja você reparte o que você pegou na mesa do Senhor. Esse é o propósito de nos reunirmos, de estarmos em comunhão.
O único lugar onde todos podem dar, do menor ao maior, é na igreja.
Nossa atitude deveria sempre ser: se eu estou aqui nesse GDC e nessa igreja, não vou só comer, mas vou partir o pão.
Cristo não é visto no pão comido e sim no pão partido, foi assim que os olhos dos discípulos no caminho de Emaús foram abertos. Cristo é visto quando posso entregar alguma coisa, foi assim na multiplicação dos pães quando aquele garotinho deu toda sua provisão.
Você é um crente maduro quando vai para o GDC e para a igreja na expectativa do que você vai repartir e não naquilo que você vai receber.
As igrejas mais infantilizadas, que se parecem com “berçários espirituais”, são aquelas que as pessoas vêm somente para receber.
Igrejas que dizem:
- Você não precisa fazer nada. É só aceitar a Cristo, nós fazemos tudo por você!
- Você não precisa ter nenhuma atitude, porque nós teremos atitude por você!
- Você não precisa, ter compromisso nenhum!
- Você não precisa deixar nada, largar nada, mudar nada!
E como tem igrejas por aí assim. Igrejas que preparam o crente para viver o “melhor” que puder nesta terra, mas que nem pensam em Céu!
Igrejas que ensinam as pessoas a serem EGOÍSTAS, TRIUNFALISTAS E REVANCHISTAS!
Como Lucas descreve a igreja de Atos?
O projeto de Deus para a sua Igreja, nunca foi pastores que fizessem tudo pelos outros. Líderes que usassem toda a sua consagração, preparação e instrumentalidade para fazer tudo pela igreja, que colocasse todos “sentados na mesa” e começasse a servir na boquinha, um por um.
Ao contrário, Atos nos revela uma igreja QUE FUNCIONAVA! UMA IGREJA INTENSA! Uma igreja que REPARTIA!
Repartia os dons, repartia os ministérios, repartia seus bens, repartia a funcionalidade!
Uma igreja que colocava à mesa para REPARTIR!
Que sim, tinha seus problemas, tinha suas dificuldades, mas não parava a todo momento ao encontrar uma dificuldade. Era SEM PARAR!!!
Igrejas e GDC’s maduros são aqueles onde cada um coloca na mesa o que recebeu no secreto do Senhor. Cada um buscou direto na fonte e veio para o momento de comunhão a fim de repartir.
Cada um se alimenta em casa porque na igreja e no GDC você está para repartir. Assim, nunca faltará alimento em nossas reuniões e os que passam fome, os que não conhecem a mesa do secreto, poderão comer com fartura.
Nossa comunhão e nossos encontros à mesa não podem ser focados em saciar os próprios crentes, mas sim para matar a fome de quem não tem acesso ao verdadeiro alimento.
PERGUNTA: Você já viveu o privilégio de repartir algo que recebeu do Senhor? Você já vivenciou o milagre de alimentar alguém e sair daquele encontro saciado?
CONCLUSÃO
Será que entendemos a profundidade desse alerta?
“Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!”
- Muitos cristãos maduros saem dos GDC’s e cultos se sentindo com fome, pois não entendem que ali estão para repartir, já que seu alimento está no secreto, na fonte inesgotável que é Cristo.
- Muitos não-cristãos saem dos GDC’s e cultos com fome, pois encontram cristãos “maduros” voltados para si mesmos, brigando egoisticamente e não deixando sobrar comida para os miseráveis (os que nada têm).
PERGUNTA: Você se encaixa em algum destes grupos? Qual atitude você precisa mudar hoje?
Na próxima semana: UMA NOVA ESTAÇÃO.
Na Próxima Semana: UMA NOVA ESTAÇÃO (1ª Parte)
Fonte: https://s3.ibcbh.com.br/wp-content/uploads/2022/03/11200611/CT006_22_licao_de_celula_duas_mesas.pdf
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha