LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
22ª SEMANA 2022 - Aplicação de 13 à 18/06/2022

DUAS MESAS
(1ª Parte)
Uma igreja cheia do Espírito Santo é imparável! Quando o Espírito foi derramado em Atos, foi dada a largada no projeto mais espetacular da terra: a Igreja de Cristo! Essa Igreja continua viva, cheia de poder e carrega a presença de Deus, até que o nosso Senhor retorne.
Com o Espírito Santo agindo, vemos características marcantes na Igreja:
- Comunhão
- Sinais e maravilhas
- Quebrantamento
- Retorno
- Sede por vidas aos pés de Cristo
→ Queremos viver avivamento!
→ Por isso não vamos parar de buscar a presença de Deus;
→ Não vamos parar de nos consagrar;
→ Não vamos parar de nos mover!
Se você quer fazer parte disso, envolva-se! Alinhe-se a tudo o que Deus está fazendo na IOBPC-PSJ! Faça parte do derramar do Espírito SEM PARAR; do mover de Deus SEM PARAR; da Igreja SEM PARAR!
QUEBRA-GELO
Pare e pense um instante sobre a sua rotina. Lembre-se da sua infância e de épocas marcantes em sua vida. Lembre-se das mesas que fazem parte ou fizeram parte da sua vida e responda:
- Em que momentos do seu dia a dia você se assenta à mesa? Geralmente você está com quem? Ou você está sozinho?
- Você tem memória de alguma mesa que marcou sua infância ou fase importante da sua vida?
- A mesa tem alguma relevância na qualidade do cristianismo que você vive hoje?
AS DUAS MESAS
O tema desta lição é COMUNHÃO! “Mas de novo!!!…”
Vamos sim falar de comunhão, mas de uma maneira diferente. Se você faz parte da Igreja de Cristo a comunhão não pode parar!
Mas que comunhão é essa? Quais são seus princípios e características? Como viver a verdadeira comunhão no Corpo de Cristo?
Deus quer estabelecer com a gente um conserto!
Uma visão correta da mesa, nos dará uma visão correta do cristianismo e vai revolucionar a nossa vida.
VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
“Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não! Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim”. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.” 1 Coríntios 11:20-26
Quando Paulo fala sobre a mesa ele não está falando apenas da ceia do Senhor, mas está apresentando uma visão fundamental sobre o cristianismo, está falando sobre o estilo de vida do cristão. O entendimento errado da mesa e a postura errada diante da mesa impedem uma pessoa de viver tudo o que Deus tem para ela; fazem com que vivamos uma religião frustrante e incompleta.
PERGUNTA: Você se sente alimentado espiritualmente?
ATITUDE CONDENADA
No texto que acabamos de ler Paulo está condenando uma atitude específica da igreja de Corinto. Que atitude é essa?
Paulo está condenando o fato daqueles irmãos chegarem com fome para a ceia; condenando o fato de terem uma atitude egoísta, de quererem mais e mais para si passando por cima dos outros para se satisfazerem.
Além disso, Paulo condena a atitude individualista, pois chegam à ceia cada um pensando em si, sem perceber que o especial da ceia é o fato de estarem juntos com outros irmãos.
A ceia perde todo o sentido se a atitude for individualista.
A ceia é ambiente de COMUNHÃO! Infelizmente, muitos cristãos têm hoje em dia a mesma atitude condenável que vemos em Corinto.
Muitos procuram a Deus, igrejas, grupos, Células, Gdc’s, apenas preocupados como o que podem receber, preocupados com aquilo que pode suprir suas próprias necessidades.
“Preciso ir pra reunião de GDC para buscar minha bênção!”
A mesma repreensão feita aos coríntios se aplica hoje a muitos cristãos: “vocês se ajuntam e só estão preocupados com o que cada um pode comer, com o que cada um pode receber”. Paulo está erradicando a ideia de que a vida cristã é só para você.
PERGUNTA: Qual tem sido a sua atitude cristã? Você tem andado focado apenas naquilo que pode receber de Deus e da igreja?
Na Próxima Semana: DUAS MESAS (2ª Parte)
Fonte: https://s3.ibcbh.com.br/wp-content/uploads/2022/03/11200611/CT006_22_licao_de_celula_duas_mesas.pdf
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha