LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

13ª SEMANA 2022 - Aplicação de 11 à 16/04/2022

DERRAME LÁGRIMAS

(Última Parte)

3. O QUEBRANTAMENTO DE MANASSÉS.
Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia. Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados. Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido; de forma que o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. E assim Manassés reconheceu que o Senhor é Deus.(2 Crônicas 33.11-13)

Manassés foi um rei que fez aquilo que o Senhor reprova, imitando práticas detestáveis das nações daquela região. Um resumo das suas obras pode ser descrito assim: queimou seus filhos em sacrifício, praticou feitiçaria, adivinhação e magia, além de recorrer a médiuns.

Após ser advertido por Deus, Manassés não lhe deu ouvidos. Por causa disso, Deus enviou o exército assírio que levou o rei Manassés cativo para a Babilônia.

Mas na prisão, em sua angústia, Manassés buscou o perdão de Deus, e se humilhou muito diante dele. Ele colocou o rosto no pó e se angustiou pelo seu pecado. Ele caiu em si e buscou o favor de Deus. Não uma oração rápida, mas por muitos meses ele se quebrantou e se humilhou.

Foi ali que ele expurgou aquele mal terrível que estava em seu coração e seu caráter. Deus ouviu a sua oração e o trouxe de volta a Jerusalém.

PERGUNTA: Por que um rei tão perverso como Manassés, que fez tanto mal à nação de Israel, teve seu coração e seu caráter transformados tornando-se um homem de Deus? 

E mais uma vez a resposta é: Por causa do seu quebrantamento. 

CONCLUSÃO
Se queremos um tempo de avivamento pessoal e conjunto precisamos começar com um coração quebrantado, um coração que derrama lágrimas de arrependimento. Essa foi a razão para que vidas fossem poderosamente transformadas e se tornassem frutíferas para a glória de Deus.

Para terminar, vale considerar o que Paulo escreveu aos irmãos de Corinto:

A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.” (2 Coríntios 7:10)

Existe uma tristeza que é segundo Deus. Ela leva ao arrependimento, ao quebrantamento e consequentemente à salvação.

Entretanto, existe uma tristeza que é segundo o mundo. Essa só produz remorso e leva à morte.

Precisamos reconhecer a diferença e experimentar o verdadeiro quebrantamento.

Na Próxima Semana: GUERRA PELA PAZ (1ª Parte)