LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
5ª SEMANA 2022 - Aplicação de 14 à 19/02/2022

AVIVAMENTO GENUÍNO
(1ª Parte)
EFEITOS DA CONEXÃO COM A ESPÍRITO SANTO
Sabemos que o Avivamento não é um milagre, mas uma promessa de Deus.
Assim também como sabemos um avivamento genuíno, muda o quadro social, político, emocional e econômico de uma pessoa, de uma cidade, de um país.
A grande pergunta é: O QUE FAZER para termos um avivamento genuíno?
É evidente que, avivamento trata-se de algo realizado por Deus, de acordo com sua soberana vontade. Contudo, trata-se, também, de uma resposta de Deus a ações específicas da parte dos homens.
Um dos melhores livros sobre avivamento, de Paul Yonggi Cho “Oração, a chave do avivamento”, aborda áreas e assuntos reais e objetivos que “alavancam” um Avivamento Genuíno.
Inspirados em 2 Crônicas 7:14, iremos tratar sobre esse assunto tão cobiçado de longe, mas quando nos aproximamos das práticas, geralmente passa a perder posições em nossas prioridades.
Texto-bíblico: 2Crônicas 7.14-15
14 então, se meu povo, que se chama pelo meu nome, humilhar-se e orar, buscar minha presença e afastar-se de seus maus caminhos, eu os ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados e restaurarei sua terra. 15 Olharei e ouvirei atentamente cada oração feita neste lugar.
PERGUNTA: Quais são as atitudes para um avivamento que podemos encontrar nesse texto?
- HUMILHAR-SE. então, se meu povo, que se chama pelo meu nome, humilhar-se.
A humilhação e a humildade andam de mãos dadas. Na verdade, a humilhação pode ser o caminho para a humildade, porém, quando se tem orgulho no coração é preciso que haja quebrantamento.
Para Deus, a humildade é uma característica indispensável para aqueles que o buscam.
Veja o que a Bíblia diz sobre isso em Tiago 4.6-10
6 Contudo, ele generosamente nos concede graça. Como dizem as Escrituras: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. 7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. 8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. Lavem as mãos, pecadores; purifiquem o coração, vocês que têm a mente dividida. 9 Que haja lágrimas, lamentação e profundo pesar. Que haja choro em vez de riso, e tristeza em vez de alegria. 10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.
E também em 1Pedro 5.5-6
5 Da mesma forma, vocês, que são mais jovens, aceitem a autoridade dos presbíteros. E todos vocês vistam-se de humildade no relacionamento uns com os outros. Pois, “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. 6 Portanto, humilhem-se sob o grande poder de Deus e, no tempo certo, ele os exaltará.
No Antigo Testamento, uma das formas de uma pessoa se humilhar diante de Deus era através do jejum. Inclusive, uma das palavras hebraicas traduzidas por “jejum” pode também ser traduzida por “humilhação”.
Vejamos alguns textos sobre isso:
Esdras 8.21
21 Ali, junto ao canal de Aava, ordenei que todos nós jejuássemos e nos humilhássemos diante de nosso Deus. Oramos para que ele nos proporcionasse uma viagem segura e nos protegesse, como também a nossos filhos e a nossos bens.
Salmo 35.13
13 Quando eles ficavam doentes, eu lamentava; humilhava-me com jejuns por eles,
mas minhas orações não eram respondidas.
ATENÇÃO!
A partir de 20 de fevereiro (Domingo), vamos programar entre os membros dos GDC’s, 21 dias de Jejum e Oração.
Será disponibilizado no site da igreja, na página inicial o tópico “Calendário de Jejum e Oração” (o tópico que tem a figura abaixo), onde cada membro de seu GDC, poderá escolher um ou mais dias para jejuar e orar em favor:
- Avivamento pessoal
- Avivamento da OBPC-PSJ
- Avivamento da nossa Nação
Na Próxima Semana: AVIVAMENTO (2ª Parte)
Fonte: https://s3.ibcbh.com.br/wp-content/uploads/2022/01/20195526/As-chaves-do-avivamento.pdf
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha