LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
31ª SEMANA 2021 - Aplicação de 16 à 21/08/2021

A CURA QUE VOCÊ PROCURA
(Última Parte)
PERGUNTA: Você já ouviu a expressão “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”? O que essa expressão significa?
No antigo testamento, as pessoas sacrificavam animais (muitas vezes cordeiros) enquanto clamavam a Deus o perdão dos seus pecados, em um gesto simbólico em que aquele animal era morto no lugar do devedor. Jesus é o cordeiro de Deus que tira definitivamente os pecados de todo aquele que pela fé os lança sobre os ombros de Cristo.
Repare no texto que Jesus não abriu a boca para reclamar e aceitou ser crucificado voluntariamente como o maior ato de amor que já foi feito. Os evangelhos registram exatamente essa atitude de Jesus, calado e se entregando diante dos seus acusadores.
PERGUNTA: Você crê que Jesus morreu pelos seus pecados?
A CURA MAIS IMPORTANTE
Pedro, um dos amigos mais próximos de Jesus, cita na sua carta um trecho do mesmo capítulo de Isaías que acabamos de ler:
“Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas. 1 Pedro 2:22-25
Pedro explica que Jesus condenou na cruz os pecados da humanidade, liberando poder para salvar e curar. O mais interessante é notar o efeito que o sacrifício de Jesus gerou em Pedro.
Veja a diferença entre essas atitudes:
Postura de cobrador: muitas pessoas quando escutam a maravilhosa notícia de que Jesus levou sobre si os pecados e enfermidades, assumem uma postura de cobrar as coisas de Deus, de reivindicar seus direitos de serem curados. Pense em alguém que com generosidade e amor extravagante dá o próprio filho para morrer em seu lugar.
Seria coerente cobrar alguma de Deus? Ele está nos devendo algo?
Postura de devedor: veja que Pedro assume uma atitude bem diferente. Ele que conheceu Jesus bem de perto, entendeu que Cristo havia feito tudo por ele e que agora, em retribuição, o certo seria dar a vida de volta a Deus, “morrendo para os pecados” e se “convertendo” (mudano de direção).
Sabemos que Cristo tem poder para curar qualquer enfermidade. A mais importante das doenças para o qual a cura foi liberada é o pecado.
Curas físicas são muito importantes e cada pessoa que enfrenta uma enfermidade sabe como a saúde é fundamental.
Lembre-se que o olhar de Deus é bem mais amplo do que o nosso e a maior preocupação dele é com a nossa eternidade.
No grego, língua em que o novo testamento foi escrito, existem duas palavras para vida:
bio = vida biológica;
e zoe = vida de Deus ou vida espiritual.
Vivemos em um mundo caído e nem sempre será possível experimentar a cura no bios. Entretanto, a cura mais séria que vai determinar a eternidade de cada um é aquela que sem a qual ninguém pode viver perto de Deus. Deixe de ser uma ovelha desgarrada e independente, que acha que sabe o que é melhor para si.
Confie em Jesus! Ele deu a vida por você e agora é hora de você dar sua vida a Ele!
“Eu vim para que tenham vida (zoe), e a tenham plenamente. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. João 10:10,11
PERGUNTA: Você gostaria de entregar agora mesmo sua vida a Cristo? Se sim, faça isso por meio de uma oração:
Querido Jesus, fico constrangido ao compreender o seu amor e o sacrifício que fez por mim. Eu decido hoje te entregar a minha vida.
Não serei mais uma pessoa independente que segue meu próprio caminho, mas quero viver de acordo com as suas orientações para mim. Peço que perdoe os meus pecados e me dê a zoe de Deus. Amém!
- Peça para todos que fizeram essa oração pela primeira vez para se identificarem no chat ou no bate papo do aplicativo utilizado.
- Destaque aqueles que fizeram essa oração pela primeira vez ou se reconciliaram com Cristo, fazendo uma oração especial por eles.
- Houveram decisões de entregar a vida a Cristo ou reconciliações? Se sim, relate ao pastor Gilberto ou seu pastor dirigente.
TEMPO DE CURA
Vimos o quanto é importante orar uns pelos outros, confessar nossos pecados para que haja cura.
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” Tiago 5:16
Muitos que estão participando conosco hoje estão enfermos ou conhecem alguém próximo que está enfrentando alguma doença.
Chegou a hora de uma poderosa ministração de fé e cura.
Cada um agora irá listar pedidos ligados à enfermidades. Orem uns pelos outros. Em fé no nome de Jesus, comande nominalmente cada autoridade e ordene que saiam.
Deixe que o Espírito Santo guie vocês e opere milagres em nosso meio.
Você crê?
Na Próxima Semana:A CURA QUE VOCÊ PROCURA (Revisão)
Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/a-cura-que-voce-procura
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha