LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

29ª SEMANA 2021 - Aplicação de 02 à 07/08/2021

A PAZ QUE VOCÊ PROCURA

(Última Parte)

VEJA COMO É A PAZ DE CRISTO: A paz de Cristo é diferente da que encontramos no mundo. 
Na vida comum, estamos em paz quando tudo vai bem e atribulados quando o contexto está difícil. A paz de Cristo tira toda perturbação dos nossos corações e nos deixa imunes ao medo.
A paz do mundo tem a ver com circunstâncias e paz de Cristo tem a ver com confiança.
A presença de Cristo nos dá paz. Jesus conta o segredo da sua paz: “eu não estou sozinho, meu Pai está comigo”.
Ele explica que sua paz interior nunca era abalada por causa da presença do Pai com ele. Ele nunca se sentia sozinho e por isso sempre estava em paz. Da mesma forma, ele promete estar sempre perto daqueles que nele confiam. Quando Jesus está perto, as aflições externas não tem a capacidade de roubar a paz.
Quando Jesus está perto, temos ânimo apesar das circunstâncias porque sabemos que Jesus venceu todas as coisas, inclusive a morte!

PERGUNTA: Faça uma avaliação sincera e comente: o seu coração tem experimentado paz interior?

PAZ COM DEUS.
PERGUNTA: Na sua opinião, qual a diferença entre a paz DE Deus e a paz COM Deus?

A paz DE Deus é um sentimento de tranquilidade e confiança em Deus, independente das circunstâncias e dos desafios enfrentados.
A paz COM Deus não é um sentimento, mas um estado ou condição, obtido pela fé em Cristo.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” Romanos 5:1,2

A paz com Deus é ainda mais importante do que a paz de Deus. A paz de Deus age no coração daqueles que confiam em Cristo, nos poucos anos de vida dessa pessoa na terra.
A paz com Deus determina a condição de uma pessoa por toda a eternidade.
Isso acontece porque todo ser humano é pecador (Romanos 3:23 e Romanos 6:23) e nossos pecados causam separação, morte e inimizade com Deus. Deus é santo e estabeleceu os parâmetros do que é certo e lhe agrada.

Os nossos pecados nos colocam em condição de oposição e conflito contra Deus.

Fica aqui uma dica: arrume confusão, conflito e oposição contra qualquer pessoa, menos contra Deus!

PERGUNTA: O que você ou eu podemos fazer para fazer as pazes com Deus?

Essa expressão, “fazer as pazes”, é chave para você entender o conceito de paz com Deus. E a resposta à pergunta acima é: não há nada que eu ou você possamos fazer para resolver nosso conflito com Deus.
Sabendo da nossa condição de inimizade e nossa impossibilidade de resolver essa separação, o próprio Deus decidiu resolver o problema.

Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade.” Efésios 2:13,14

A vida, morte e ressurreição de Cristo são a maior prova de amor que existe. Pela fé em Jesus, podemos receber, de graça, a justificação dos nossos pecados. Ou seja, é justo que os nossos pecados nos separem eternamente de Deus. Jesus que nunca pecou foi condenado no meu e no seu lugar, a fim de que sejamos justificados. Ou seja, um inocente foi condenado para que alguém culpado pudesse ser livre.

PERGUNTA: Você precisa e deseja fazer as pazes com Deus?

CONCLUSÃO E ORAÇÃO
O sangue de Jesus nos traz para perto de Deus e anula toda a separação que antes havia, derrubando este muro de inimizade.

Se você precisa e deseja fazer as pazes com Deus, isso pode ser feito agora mesmo, declarando sua fé em Cristo.
A paz DE Deus vem como consequência da paz COM Deus.

Primeiro você muda sua condição em relação a Deus, depois seus sentimentos acerca da vida e das circunstâncias vão sendo transformados.

Tome uma decisão agora mesmo e declare isso pela fé, por meio de uma oração (desafie todos os presentes a repetirem de coração a oração abaixo):

“Querido Jesus, hoje eu compreendi que os meus pecados me separam de Deus. Obrigado por morrer em meu lugar e por me permitir, de graça, fazer as pazes com Deus. Perdoe os meus pecados e me reconcilie com o Pai. Me dê a paz COM Deus e a paz DE Deus.
Tira meus medos em relação às aflições terrenas e tira meus medos em relação à eternidade. Eu confio em ti! Desde já te agradeço por se importar comigo. Amém!”

Na Próxima Semana: A CURA QUE VOCÊ PROCURA (1ª Parte)