LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
28ª SEMANA 2021 - Aplicação de 26 à 31/07/2021

A PAZ QUE VOCÊ PROCURA
(1ª Parte)
UMA NOVA COMPREENSÃO SOBRE A PAZ
Discussão: Peça alguns dos participantes dar seu conceito de paz, depois, juntos elaborem um bom conceito e/ou uma boa ilustração para a palavra PAZ.
Conta-se que houve um concurso de pintura cujo tema era paz. Pintores famosos fizeram quadros maravilhosos e entre os finalistas algo surpreendente foi apresentado.
O terceiro lugar pintou um pôr do sol maravilhoso em um lugar descampado, onde soprava uma brisa suave e uma palheta de cores incrível.
O segundo lugar retratou um lago de águas límpidas e calmas, uma natureza exuberante e uma pessoa navegando tranquilamente naquele lago tão belo.
O campeão do concurso retratou um paredão de rochas sendo castigado pelas imensas ondas e pelos ventos.
Uma cena tão forte gerou espanto por se tratar da paz como temática. Ao reparar melhor, era possível notar em meio às rochas um ninho de andorinhas inabaláveis. Ignorando todo contexto ao redor, algumas aves miúdas recém-nascidas, aguardam tranquilamente a chegada da mãe trazendo seu alimento.
Está aí uma bela ilustração sobre a paz. Mesmo diante das ondas e dos ventos, mesmo diante de tribulações e adversidades, aqueles pequenos pássaros nos ensinam que a nossa paz e segurança vem da confiança em nosso Pai Celestial que sabe muito bem onde nos colocou, escondido dos predadores, firmado na Rocha e ao alcance da sua fiel provisão.
A palavra de Deus chama essa condição de: “A PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO”.
A PAZ DE DEUS
PERGUNTA: Você já pensou sobre uma paz que vai além das circunstâncias? Como ela seria?
Jesus tem uma longa conversa com seus discípulos na véspera de sua morte e ressureição. Nessa conversa ele tira várias dúvidas que eles tinham e prepara os seus corações para o que aconteceria.
Neste contexto Jesus fala com eles sobre paz. Não sobre qualquer paz. Sobre a paz de Cristo.
“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”. João 14:27
Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo. “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:32,33
Interessante notar que após sua ressurreição, quando Jesus aparecia para os seus discípulos sempre os cumprimentava dizendo: “paz seja com vocês”.
Há muitos versículos na Bíblia sobre paz. Por que esse tema é tão importante? O que Jesus está nos ensinando sobre isso?
A paz interior transforma a vida de uma pessoa e todo o contexto ao seu redor. Jesus demonstrou essa paz. Passou por todo o tipo de pressão, crítica, perseguição, humilhação até morrer injustamente por nossos pecados. Após passar por tudo isso, na cruz ainda ora por seus algozes e conduz um ladrão ao paraíso.
- Jesus não sofreu por não ter se casado.
- Jesus não mudou seu jeito ou seu foco ao ser criticado.
- Jesus viajava a pé por inúmeros lugares sem ficar receoso se encontraria onde dormir ou o que comer.
- Jesus tocava enfermos sem ter medo de ficar doente.
Por que Jesus foi tão inabalável em seus anos de ministério?
Porque o seu coração estava em paz!
Como lemos, nos versos acima, Jesus quer nos dar a paz que vem d’Ele.
Na Próxima Semana: A PAZ QUE VOCÊ PROCURA (Última Parte)
Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/a-paz-que-voce-procura
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha